Como Saber Se Eu Preciso Usar Óculos Em 9 Passos

Como Saber se Eu Preciso Usar Óculos em 9 passos

Ter dificuldade de enxergar o número do ônibus, o quadro na sala de aula ou o livro que se está lendo são alguns sinais claros de que você precisa usar óculos. Mas alguns outros sintomas menos evidentes também podem indicar a necessidade de corrigir a sua visão com lentes oftalmológicas. Fique atento, caso se identifique com algum dos sintomas que iremos listar, procure o oftalmologista:

1- Demonstrar sensibilidade à luz

Se a luz do computador ou a iluminação ambiente incomoda seus olhos, você pode precisar de óculos. Em alguns momentos aparecem alguns borrões e luzes menores que só quem sofre desse problema consegue enxergar. Isso ocorre pelo cansaço da vista em relação à claridade. Nesses casos, o oftalmologista pode receitar lentes que bloqueiam a luz azul, elas amenizam o incômodo que as luzes de computadores, tablets, TVs e celulares podem causar.

2- Enxergar imagens duplicadas

A sensação de enxergar as imagens em dobro é causada pelo desequilíbrio no envio e processamento das imagens, causando atraso e, por fim, dando a impressão de enxergar tudo duplicado ou com sombras. Esse é um sintoma de várias doenças, o uso de óculos é um do tratamentos, dependendo do caso.

3- Dificuldade para enxergar de noite

Esse pode ser um sintoma de miopia que também é tratado com os óculos, pessoas com esse problema ocular normalmente não enxergam muito bem em ambientes com pouca iluminação. Se você tem mais de 40 anos é bom visitar um oftalmologista urgentemente pois, neste caso, pode ser um indício da doença.

4- Distanciar os objetos para conseguir ver

Se você tem esse hábito de afastar os objetos para conseguir enxergar ou ler, é um forte candidato a um diagnóstico de hipermetropia, uma doença muito comum em adultos, em que as imagens são focadas atrás da retina, causando dificuldade para enxergar de perto.

5- Ficar perto dos objetos para enxergá-los melhor

Se você traz o livro para ler de mais perto ou precisa chegar muito perto da tv para enxergar, é também um sintoma de miopia, que pode ser tratada com os óculos.

6- Ficar com a vista cansada

Cada vez mais pessoas, de todas as idades,  estão apresentando a necessidade de usar óculos de descanso porque atualmente, passamos a maior parte do tempo  em frente à aparelhos eletrônicos, como videogame, televisão, celular e tablet. Se os seus olhos frequentemente ficam ardendo, avermelhados, ressecados ou lacrimejando excessivamente, você está com indícios de uma presbiopia, outro nome para a doença. O tratamento de vista cansada é relativamente fácil, sendo realizado com o uso de óculos de descanso e alguns outros cuidados que serão receitados pelo oftalmologista.

7- Dores de cabeça

Se aquela dor de cabeça está sempre presente na sua vida, pode ser um indício de que você precise usar óculos. A dor de cabeça pode ter vários motivos, mas este pode ser um deles, principalmente se ela estiver mais concentrada na área da testa.

8- Ficar de olhos semicerrados com frequência

Se durante muitas vezes ao dia você aperta os olhos para enxergar algo, você também pode estar precisando usar óculos para corrigir a sua visão.

9- Vista embaçada

Um dos principais sintomas do astigmatismo que também é um problema na visão que pode ser tratada com os óculos, é a visão embaçada tanto de perto quanto de longe, te impossibilitando de ver os objetos com nitidez.

Marque seu exame de vista, clicando aqui.

Para tirar suas dúvidas de vez, faça um exame oftalmológico.

Este exame é super importante pois além de descobrir se você precisa usar óculos, outras doenças também podem ser detectadas. Algumas delas, quando não são tratadas, podem levar à cegueira, por isso, o diagnóstico precoce é essencial. A consulta com o oftalmologista deve ser feita regularmente. Nela você saberá se precisa trocar o grau ou até mesmo se ainda tem a necessidade de  continuar usando óculos. Ele também poderá te ajudar na escolha da melhor lente de óculos para o seu problema ocular.

Se ainda ficou com alguma dúvida deixe-nos uma mensagem no Whatsapp ou nos ligue: 9.9203-2977, responderemos o mais rápido possível.