A importância do teste do olhinho

Os exames realizados durante os primeiros meses de vida do bebê são importantíssimos para determinar a saúde dele a curto e longo prazo. Este é o caso do famoso teste do olhinho, formalmente conhecido como teste do reflexo vermelho. Trata-se de um exame capaz de prevenir doenças oculares como catarata, glaucoma e inclusive casos de cegueira.

O teste do olhinho deve ser realizado durante os primeiros 30 dias de vida do bebê e pode ser feito por um pediatra qualificado para o exame. Trata-se de um teste rápido, que dura menos de um minuto: o médico usa um instrumento oftalmológico diante dos olhos da criança e emite uma luz: se o reflexo nos olhos dela ficar vermelho, significa que está tudo bem com a visão dela. Caso exista alguma alteração, o caso precisará ser avaliado por um oftalmologista.

Segundo números da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, 50% dos casos de doenças oculares graves são descobertas quando os recém-nascidos já perderam parte da visão ou ficaram completamente cegos. A importância do teste do olhinho fica reforçada quando se considera a necessidade de se diagnosticar problemas oculares graves com antecedência.

https://www.facebook.com/Centro-Clínico-Imagem-1738237813055280/?fref=ts

Leave A Response

* Denotes Required Field