Não Coce Os Seus Olhos – Mês Do Ceratocone

Não coce os seus olhos – Mês do Ceratocone

Nós estamos no mês da conscientização do Ceratocone, mas você sabe o que é isso? Ceratocone é uma enfermidade não inflamatória que afeta a estrutura da córnea. A principal característica do ceratocone é a redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que é empurrada para fora, formando uma saliência com o formato aproximado de um cone.

O defeito do ceratocone impede a projeção de imagens nítidas na retina e pode promover o desenvolvimento de grau elevado de astigmatismo irregular e miopia. Ceratocone é uma doença genética rara, de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. Ainda não se conhecem as maneiras de prevenir o aparecimento do ceratocone, uma doença de caráter genético e hereditário. Por isso é importante fazer exames de vista completos, pois além de verificar o grau há a prevenção de doenças como essa.

Coçar os olhos pode implicar no crescimento do Ceratocone. O simples ato de levar os dedos aos olhos quando alguma coisa os irrita é um péssimo hábito e pode causar problemas. Coçá-los, então, nem se fala. A estrutura do órgão é muito delicada, a pressão exercida pelos dedos pode lesionar áreas importantes, que, no futuro, facilitam o desenvolvimento até de sérias doenças.  A alergia e a coceira facilitam o desenvolvimento do ceratocone, doença caracterizada por um afinamento progressivo da córnea.

O ceratocone é classificado em estágios moderado ou severo e se manifesta por miopia e astigmatismo nos olhos. Por isso, é comum que muitas pessoas tenham o mal sem saber. Quando a doença evolui, contudo, o paciente pode até perder a visão, que só irá ser recobrada com a utilização de lentes de contato, cirurgias e óculos. A coceira nos olhos é um sintoma e também um alerta, fique atento e visite um oftalmologista no Centro Clínico Imagem.

⠀⠀⠀
No mês do Ceratocone nosso dever é conscientizar, e o seu dever é procurar saber como anda a sua visão!

Procure o Centro Clínico Imagem pelo telefone (61) 3387-6002 ou clicando aqui.