Exame De Vista: Como é Feito E Principais Tipos

Exame de Vista: como é feito e principais tipos

O exame de vista serve para avaliar a capacidade visual e deve ser sempre feito por um médico oftalmologista, pois só ele pode fazer um diagnóstico correto e avaliar a saúde dos olhos.

Existem vários tipos de exame de vista, porém, o mais comum é o exame para avaliar a capacidade para ver de perto e de longe e, deve ser feito pelo menos uma vez por ano, mesmo que já se use óculos, pois o grau dos óculos pode ter mudado, necessitando ser aumentado ou diminuído, dependendo do caso.

É recomendado fazer este tipo de exame sempre que surgem sintomas de dificuldade em enxergar, como dor de cabeça frequente ou olhos vermelhos, por exemplo.

O exame de vista que é feito no Centro Clínico Imagem é completo, inclui a fundoscopia que é um exame que vê o fundo do olho e serve para detectar catarata, problemas na retina e outras doenças; a tonometria que serve para medir a pressão ocular e detectar precocemente glaucoma e a retinoscopia que serve para verificar o grau. Além disso, no Centro Clínico Imagem são utilizados os melhores equipamentos e os médicos são especializados. Além de ver o grau, o exame de vista serve para diagnosticar possíveis doenças ou outros problemas relacionados à visão.

Principais tipos de exame de vista

• Teste de Snellen: também conhecido por teste de acuidade, de refração ou de medida do grau, é o exame de visão mais comum e, serve para avaliar quanto a pessoa enxerga, tendo de observar as letras de uma escala, avaliando a presença de miopia, a hipermetropia e o astigmatismo;
  • Teste Ishihara: este exame avalia a percepção das cores e, serve para diagnosticar daltonismo, devendo-se tentar identificar qual o número que consegue ver no centro da imagem, rodeada de cores;
  • Teste de vista OCT: a tomografia de coerência óptica é um exame feito numa máquina e é utilizado no diagnóstico das doenças da córnea,retina e vítreo e nervo óptico.

Quando se deve ir ao médico

É aconselhado marcar uma consulta no oftalmologista quando:

• Surgem sintomas como visão dupla, vista cansada, manchas na visão ou olho vermelho;
  • Sente uma sombra no olho e não vê uma imagem nítida;
  • Enxerga uma mancha branca em volta das luzes dos candeeiros;
  • Apresenta dificuldade para distinguir as cores dos objetos.

Se identificou com algum desses sintomas? Procure o Centro Clínico Imagem pelo telefone (61) 3387-6002 ou clicando aqui.