skip to Main Content
+55 61 9 9203-3977 Qd. 8 CL 21 Loja 04 | Sobradinho-DF
E Se Meu Filho Não Quiser Usar óculos, O Que Devo Fazer?

E se meu filho não quiser usar óculos, o que devo fazer?

Você acaba de levar seu filho ao oftalmologista e descobre que ele precisará usar óculos. Automaticamente, você já começa a pensar que ele não vai querer usar ou que vai ser muito difícil. A verdade é que, muitas vezes, a negatividade dos pais é o que possa atrapalhar a criança a encarar os óculos com naturalidade.

Por isso é preciso que os pais tenham outra ação na hora de levar as crianças para fazer seus óculos. Tendo uma atitude positiva e de empoderamento, é possível gerar um sentimento que ajude a elevar a autoestima. Portanto, se a criança estiver segura, ela pode até ouvir algumas piadas, mas isso não a atingirá.

Uma dica é que os pais já passem a notícia para o filho com entusiasmo, afinal, os óculos representam a solução para diversos problemas, entre os quais baixo desempenho escolar. Haja como se isto fosse uma prazerosa e gostosa novidade para vocês. Fique entusiasmado e comece a falar das armações, de tudo o que o óculos vai proporcionar de bom na vida do seu filho, incluindo a parte de que ele vai parecer mais inteligente. Seja sincero com ele e não mostre a parte menos boa de se usar óculos, foque nas partes boas.

Vá junto com ele a ótica e com calma escolha a armação, tudo em tom de brincadeira e bem descontraído. Deixe que ele demore o tempo que precisar e experimente diversas armações; diversão é a chave do sucesso. Faça a festa na ótica, opine e deixe que ele tenha o controle da situação.

É importante que tudo isso seja autêntico, para que ele sinta verdade no que você está passando.

Argumentos concretos são a cereja do bolo: para crianças menores, os pais podem dizer que agora ele terá um superpoder que poucos possuem ou, no caso de alguém em casa já usar óculos, ele terá um superpoder que em casa só o papai/mamãe/irmão tem.

Se já estiver na pré-adolescência, um bom caminho é perguntar se ele quer levar alguns amigos mais próximos para ajudar na escolha da armação ou deixar que se inspire em seus ídolos, pesquisando modelos na internet. Há várias maneiras de encorajar o pequeno a usar os óculos. Uma ideia é procurar na internet fotos de pessoas famosas, ex-jogadores ou jogadores de futebol, esportistas, cantores e cantoras que fazem uso do acessório, reforçando para a criança que não há nada demais nisso e que o uso dos óculos traz uma série de vantagens.

Como dissemos no último post, é muito importante fazer exames de vista na infância, Você pode conferir esse post clicando aqui

Cuide da saúde ocular do seu filho, leve-o ao Centro Clínico Imagem. Marque já uma consulta com um de nossos profissionais pelo telefone (61) 3387-6002 ou clicando aqui.

Fontes: NeuroKinder, BigMae e SOS Educação

Marcar Consulta
MarcarConsulta

×
WhatsApp chat