skip to Main Content
+55 61 9 9203-3977 Qd. 8 CL 21 Loja 04 | Sobradinho-DF
Crianças E Aparelhos Eletrônicos: Entenda Os Perigos

Crianças e Aparelhos Eletrônicos: Entenda os Perigos

Sabemos que o acesso às telas digitais de celulares, iPads, computadores, TV e videogames tem se tornado cada vez mais precoce entre as crianças e os adolescentes de hoje.

O uso repetido de tela provoca degeneração do córtex cerebral, com possível diminuição da receptividade de informações sensoriais (visão, audição, tato, olfato, paladar), devido ao baixo estímulo durante o uso desses dispositivos.
Também existem sinais de um aumento considerável no processo de envelhecimento cerebral relacionados ao uso de tela.

Além das horas dormidas, os olhos das crianças estão sendo prejudicados por causa da exposição prolongada à tela da televisão, smartphones, tablets, notebooks, vídeo game, segundo a oftalmologista pediátrica e consultora do Consulte Aqui, Rosane da Cruz Ferreira, mãe de Érica.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, a Dra. Rosane é categórica ao dizer que tablets, celulares e computadores são contraindicados para os pequenos. “A geração atual está desenvolvendo miopia, que é a dificuldade para ver de longe, mais precocemente e em “graus” muito maiores do que as gerações anteriores”, alerta.

Segundo o oftalmologista, o que pode acontecer é a chamada “síndrome do olho seco”, caracterizada pela evaporação mais rápida do canal lacrimal devido a falta do piscar.

“O certo é piscar cerca de 35 vezes por minuto. E as telas trazem tantas informações que as pessoas nem piscam para ver tudo”

João Alberto reforça que o contato visual com as telas não oferece risco oftalmológico, nem afeta a quantidade de lágrimas das crianças. Entretanto, em casos de caso visão cansada, olhos secos, ou qualquer outro incômodo após longa exposição às telas, ele recomenda o uso de um colírio lubrificante. “Mas o ‘piscamento’ é essencial para lubrificar o olho”, conclui.

De acordo com estudos da Academia Americana de Oftalmologia, o olhar direto para telas não causa danos oculares permanentes. Segundo os oftalmologistas americanos, o que acontece é que olhar por muito tempo para elas, principalmente se a distância até os olhos for pequena, faz com que a pessoa pisque menos, o que pode ocasionar uma vista cansada ou a síndrome do olho seco.

Cuide da saúde ocular do seu filho, leve-o ao Centro Clínico Imagem. Marque já uma consulta com um de nossos profissionais pelo telefone (61) 3387-6002 ou clicando aqui.

Fontes: Lunetas, Saúde Abril e Centro da Visão.

Marcar Consulta
MarcarConsulta

×
WhatsApp chat