Doenças Oculares Silenciosas

Uma pesquisa feita pelo IBOPE apontou que 34% dos brasileiros nunca fizeram um exame de vista com o oftalmologista. Isso é muito preocupante, já que existem doenças silenciosas que não apresentam sintomas em suas fases iniciais e podem causar danos irreversíveis à visão! É preciso tomar bastante cuidado pois algumas doenças oculares são silenciosas e podem se manifestar nos primeiros anos sem que você perceba de imediato. Algumas delas são:

– Degenerações de retina; ⠀
– Ceratocone;⠀
– Glaucoma.⠀

Um dos exemplos mais clássico de doenças oculares silenciosas é o Glaucoma, doença que acomete o nervo óptico, causa na maioria das vezes pelo aumento da pressão intra-ocular. Acontece que quando os níveis da pressão ocular estão elevados eles podem ser totalmente assintomáticos. Isso é muito ruim afinal, pouco a pouco o nervo óptico é danificado de forma irreversível até quem enfim, a visão seja comprometida e o tratamento perde sua eficácia.

Outro caso é a da Rotura da Retina. Muitas vezes a retina pode sofrer pequenas rachaduras nas suas regiões mais periférica e durante anos ela pode não trazer nenhum desconforto visual ou comprometimento sistêmico. Porém, chega o momento em que essa ruptura evoluir e permita a passagem de líquido para seu interior provocando o deslocamento da retina. Quando isso acontece a visão é comprometida de forma súbita, e já pode ser tarde para o tratamento de algo que poderia ter sido detectado por um check-up oftalmológico de rotina.

Já as Retinopatias são alterações nos vasos sanguíneos que irrigam a retina. Elas são progressivas e iniciam de forma tímida não apresentando sintomas até que a vista comece a embaçar e visão fica comprometida, trazendo a impressão de “moscas voando” e flashes sendo disparados devido a eventuais extravasamentos de líquidos e hemorragias. Geralmente está associada com a diabetes e hipertensão arterial, e por isso, uma vez diagnosticado com alguma dessas doenças é ideal a realização de exames óticos a fim de um diagnóstico complementar que consiga ver as implicações dessas doenças na sua saúde ocular.

A existência de doenças oculares silenciosas é realmente preocupante visto que são imperceptíveis, felizmente, todas elas podem ser detectadas numa consulta oftalmológica de rotina. Então já sabe, não deixe de colocar sua saúde ocular em dia. Apesar de serem doenças oculares que trazem uma certa preocupação, os tratamentos delas costumam ter melhores resultados quando são percebidos em estágios iniciais e tratados desde já. Por isso é tão importante fazer o seu exame de vista de ano em ano, não só para fazer examinar o grau e sim para cuidar da saúde dos seus olhos e prevenir qualquer tipo de doença.

Fonte: Rui Marinho

Marque já uma consulta com um de nossos profissionais pelo telefone (61) 3387-6002 ou clicando aqui.