Campimetria
Também conhecido como campimetria ocular ou exame do campo visual, o exame de campimetria é um procedimento que ajuda a identificar e perceber os estímulos da visão periférica da pessoa.
Existem dois tipos de campimetria ocular: campimetria computadorizada (ou campo visual computadorizado) e campimetria manual.
A primeira (computadorizada) é realizada utilizando equipamentos eletrônicos e podem oferecer ao paciente um diagnóstico mais preciso. Ele também é conhecido como perimetria computadorizada e pode ser monocular, ou seja, realizado em apenas um dos olhos, ou binocular, realizada nos dois. É um exame simples, indolor e rápido.
O segundo (campimetria manual) estuda a mesma região dos olhos, mas por comandos de um profissional treinado para o tipo de exame. Pode ser indicado para os casos em que o paciente tenha dificuldades para seguir os comandos do computador.
Para que serve?
Trata-se de um exame que avalia problemas de visão e áreas sem visão do campo visual, indicando se existe cegueira em alguma região do olho, mesmo que o paciente não perceba o problema.
Com o exame de campimetria é possível diagnosticar doenças e evolução de problemas como:
- Glaucoma;
- Doenças da retina;
- Problemas no nervo óptico, como papiledema e papilite;
- Problemas neurológicos, como AVE e tumores;
- Dor nos olhos;
- Intoxicação medicamentosa;
- Coroidite (inflamação da coróide);
- Problemas no nervo óptico, como papiledema e papilite;
- Problemas neurológicos;
- Problemas neurológicos;
- Alterações do campo visual;
- Enxaqueca ligada a problemas de visão.
Cuidados importantes durante o exame
Caso o paciente utilize lentes de contato, não é preciso retirá-las para fazer o exame, mas devem sempre lembrar de levar a última receita médica da prescrição da lente.
Realizar exames periodicamente é fundamental, principalmente se a família tem histórico de doenças oculares.