Topografia
A topografia de corneana, também denominada topografia de córnea é um exame que avalia a curvatura do olho em toda a sua extensão, desde o centro, até o seu entorno. O exame analisa as modificações da superfície, como a simetria e a regularidade, facilitando a identificação de astigmatismos bem como de outras imperfeições, como o ceratocone.
O exame é recomendado para o diagnóstico ou acompanhamento de doenças na córnea, como degenerações, ceratocone, distrofias, astigmatismos, miopia, erros refrativos, entre outros.
O exame também é indicado antes e após cirurgias refrativas e de catarata, transplante de córnea e durante a acomodação de lentes de contato — especialmente as lentes mais rígidas.
Confira outros objetivos do exame:
- Avaliação de astigmatismo irregular;
- Maior controle para retirar pontos após os transplantes;
- Diagnóstico de edemas, cicatrizes e opacidades da córnea.
Como é realizado o exame?
O exame é feito com o auxílio de um computador, que coleta medições em vários pontos do olho para realizar a análise.
Para obter uma leitura mais fácil, a topografia corneana pode ser demonstrada em formato de gráficos coloridos. Os dados ficam gravados para poder estabelecer uma comparação entre exames anteriores, analisar os efeitos de uma cirurgia ou a evolução de uma doença.
Geralmente, a topografia da córnea é realizada nos dois olhos (bilateral), denominada de topografia corneana binocular. Caso seja realizada em apenas um dos olhos (unilateral), denomina-se topografia corneana monocular.