Fundoscopia

Fundoscopia é um exame para verificar a saúde do segmento posterior do fundo do olho, as veias, artérias e nervos da retina.

A retina é a parte do nosso olho que tem como função transformar o estímulo luminoso (os raios de luz, pois como sabemos, luz = visão) que atravessam a córnea e o cristalino e os transmite ao nervo óptico. A Fundoscopia age diretamente na retina, permitindo avaliar e diagnosticar doenças no nervo óptico e da retina, além de auxiliar no entendimento de aspectos da saúde geral do paciente.

A Fundoscopia pode detectar: Doenças oculares e sistêmicas de crianças recém nascidas, glaucoma, degeneração macular relacionada ao envelhecimento, hipertensão e hemorragia intracranianas, hipertensão arterial e câncer nos olhos.
O exame não é invasivo e dura cerca de 10 minutos.

Existem dois tipos de Fundoscopia:

A fundoscopia é um teste de rotina nos consultórios, sendo um meio prático e fácil de avaliar a situação clínica de vários órgãos e fornecer informações sobre o desenvolvimento de algumas doenças.

Logo, não demanda nenhum sintoma específico para que sua realização seja recomendada. Em casos de suspeita de doença sistêmica ou ocular, ele pode ser uma útil ferramenta diagnóstica, já que favorece a identificação de problemas na retina e outras alterações nas estruturas do olho.