Teste para adaptação de lente de contato
As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas óticos. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.
O teste de adaptação de lente de contato, escolhe a lente correta para o olho verificando a interação da lente com a córnea e as pálpebras.
Também é fundamental um teste de adaptação, que consiste em:
- Medição da curvatura da córnea (ceratometria);
- Ocasionalmente, é feito o mapeamento da superfície (topografia) e medida da espessura corneana (paquimetria);
- Refração inicial para determinação do grau das lentes;
- Colocação de lentes de teste baseadas na refração inicial, por 10 a 20 minutos;
- Nova refração, com as lentes de teste;
- Avaliação da adaptação das lentes de teste com o aparelho chamado “lâmpada de fenda”;
- Modificações na adaptação com base em observações na lâmpada de fenda.
Sem o teste, corremos o risco de usar uma lente pequena ou grande demais, e com isso podemos sentir incômodo ao utilizar a lente, podendo prejudicar também os olhos a longo prazo.
Indicação
O teste é indicado para pacientes que não possuem uma visão satisfatória com uso de óculos como por exemplo, no ceratocone e para pacientes que não desejam usar óculos por motivos estéticos
Existem inúmeras opções como: lentes gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcaronadas, híbridas, flexíveis etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista.