Tratamento Cirúrgico de Pterígio
A cirurgia de pterígio é indicada quando a camada carnosa formada na conjuntiva (membrana que cobre a parte branca do olho atinge a córnea, gerando dificuldades visuais, como vista embaçada ou astigmatismo. O incômodo geral e estético causado pela coceira, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e demais sintomas também é um fator que leva a este recurso.
O pterígio no olho é uma lesão que geralmente cresce lentamente ao longo da vida. Pode, inclusivamente, até parar de crescer em determinada altura. Em casos avançados, o pterígio pode crescer de tal maneira que cobre a pupila e interferindo na visão.
O pterígio ocular pode variar desde uma lesão pequena a lesões grandes, agressivas ou fibrovasculares que podem distorcer a topografia da córnea e em casos avançados podem ocluir o centro ótico da córnea.
Trata-se de uma doença que afeta, geralmente, as pessoas que passam muito tempo ao ar livre, expostas ao vento e ao sol, podendo afetar um ou ambos os olhos (pterígio bilateral).
Pós-operatório
O pós-operatório da cirurgia de pterígio geralmente é acompanhado de algum desconforto. Porém, se o paciente sentir dor por determinados momentos, o próprio cirurgião prescreverá analgésicos para o alívio. Geralmente, é utilizado um oclusor (tampão ou tapa olho) no olho operado durante 48 horas, para que não haja riscos de infecções. É importante permanecer o máximo de tempo em repouso nestes dois primeiros dias, de preferência deitado ou sentado em locais com baixa luminosidade.
Outros cuidados necessários no pós-operatório de pterígio. Deve-se:
- Fazer compressas frias sobre a região operada a cada 30 minutos por três dias (exceto durante o sono);
- Seguir corretamente as orientações médicas sobre as medicações;
- Evitar locais com alto nível de poluição e poeira;
- Não coçar os olhos;
- Durante o banho, não esfregar os olhos e não deixar cair água, sabão ou xampu sobre eles durante uma semana;
- Proteger absolutamente a região operada de raios solares, ventos e poluição utilizando óculos escuros de boa qualidade e chapéus ou bonés.
Tempo de recuperação da cirurgia de pterígio
Em geral, o tempo da cirurgia é breve, levando de sete a dez dias para que o paciente volte à sua rotina de trabalho. É fundamental a proteção aos olhos contra sol, vento e poluição por pelo menos um mês. Durante este tempo, esportes e atividades físicas, inclusive na água, não devem ser praticados, apesar de poder caminhar após dez dias. As chances de volta do pterígio depois da cirurgia são altas, por isso, é ideal que todas as recomendações médicas sejam respeitadas, para que essas chances sejam reduzidas. Após a cirurgia, o paciente deve ter acompanhamento oftalmológico por um ano.