Você sabia que a receita de óculos tem prazo de validade

Você sabia que a receita de óculos tem prazo de validade?

Normalmente, uma receita tem um prazo de cerca de 6 meses a 1 ano, variando conforme fatores como doenças crônicas e a idade. A progressão de grau, característica de doenças como a miopia, o astigmatismo, pode exigir a mudança de seus óculos, por estar causando desconforto visual e dificuldades na visão. Portanto, é muito importante consultar um oftalmologista, caso haja qualquer anormalidade com a visão. A receita oftalmológica tem prazo de validade e o mais importante do que ter uma, é saber quando renovar. Principalmente quando se trata de problemas como a miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo, já que são casos de vista cansada. 

Qual é a validade da receita oftalmológica? 

A receita oftalmológica dura, em média, de seis meses a um ano, contando com o dia em que a consulta com o oftalmologista foi feita. Sendo assim, depois desse período é fundamental voltar ao médico para saber se é necessário fazer a troca ou não das lentes. Depois que retornar ao oftalmologista e refazer os exames, você irá receber uma nova receita, com todas as informações necessárias para a correção visual. Além disso, o médico oftalmologista poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a saúde dos seus olhos. É fundamental ir ao médico, porque nem sempre  notamos que precisamos de lentes novas. Só é notada a necessidade de troca, quando experimentam os óculos novos. Portanto, é muito importante ir ao médico regularmente. 

Por que ir ao oftalmologista é tão importante? 

Foi analisado que de 2 a cada 3 casos de cegueira poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce e, logo, um tratamento correto para os seus olhos. Ou seja, ter as consultas em dia com o seu oftalmologista é muito importante. Além de um diagnóstico completo de sua visão, o médico é responsável por prescrever possíveis tratamentos para que o seu problema seja detectado e se corrija o mais cedo e rápido possível. Portanto, é recomendável manter a visita ao profissional, pelo menos, a cada 1 ano. 

Cinco sintomas que indicam a hora de trocar as lentes 

Visão turva – Pode ocorrer em apenas um ou nos dois olhos indicando que o seu grau pode ter mudado, por isso, se estiver com esse sintoma, é a hora de se consultar com o oftalmologista para obter uma nova receita de óculos. 

Fadiga ocular – Os tensos e cansados são sinais de que sua visão está precisando de cuidados especiais e específicos, como lentes que ajudam a descansar a vista. 

Dores de cabeça – É um dos sintomas mais comuns porque o cérebro se esforça muito mais para compensar o trabalho que as lentes de seus óculos deveriam fazer, mas não fazem porque estão vencidas e precisam urgentemente da troca. 

Piscar com frequência – Esse é um sintoma que pode indicar claramente que os óculos estão vencidos e que precisa renovar a receita. Piscar com frequência indica que você está com dificuldade de enxergar qualquer imagem com devida nitidez. 

Dificuldade para ler, apertar os olhos – Caso você tenha dificuldade de ler textos ou observar imagens em telas digitais e precisa afastar os aparelhos eletrônicos para conseguir ver direito, é hora de procurar o oftalmologista. 

Olhos irritados – Usar o grau desatualizado pode fazer com que seus olhos passem a ficar mais irritados, vermelhos e até mesmo lacrimejando de maneira frequente. Esse é um grande sinal de alerta de que algo está errado com o seu grau. 

Os sinais de que os óculos estejam vencidos, podem estar nas lentes. É preciso estar em alerta quando manchas aparecem nas lentes ou quando estão desbotadas. Além disso, riscos ou aspecto de lente rachada, são sinais de que é necessário trocar os óculos. 

Óculos vencidos ou lentes erradas? Saiba como diferenciar os sintomas 

Alguns sintomas de óculos vencidos, são muito parecidos com as lentes erradas. Ou seja, as lentes não corrigem o erro de refração. Sendo assim, é fundamental ficar atento aos sintomas, para saber diferenciar. 

* Sintomas de óculos vencido – Dores de cabeça frequente, piscar com frequência, fadiga ocular, visão turva, dificuldade para enxergar à noite, dificuldade em enxergar de perto em telas digitais. 

* Sintomas para lentes erradas – Esforço visual excessivo, tonturas ou dores de cabeça, falta de foco, vertigem e náusea não relacionada com outra condição médica. 

Com que frequência se deve trocar os óculos? 

Os bebês devem fazer o exame ocular aos 6 meses, repetindo essa frequência até os dois anos. Agora, as crianças de 3 até 5 anos devem ir ao oftalmologista pelo menos uma vez, entre esse intervalo de tempo. Já os jovens e adultos com 18 até 39 anos, devem fazer os exames de vista a cada dois anos. Durante a consulta, o oftalmologista vai identificar logo se o paciente possui um problema de vista. Entretanto, se o paciente já apresenta fatores de risco à saúde ocular, é necessário muito mais atenção com frequência da ida ao oftalmologista. Todo esse cuidado porque, se o paciente tem diabetes, doença cardiovascular ou histórico familiar com problema de visão mais grave, o médico vai exigir uma vista ao consultório a cada 6 meses para observação. É importante ressaltar que, os adultos a partir de 65 anos também precisam ir ao oftalmologista anualmente mesmo que não tenha histórico familiar ou nenhum problema de saúde.

Mitos e verdades sobre a visão

1.Só é preciso se consultar com o oftalmologista quando surgir um incômodo na visão. 

Mito! Visitar o oftalmo anualmente ajuda a prevenir doenças oculares, principalmente, as que apresentam sintomas silenciosos, como o glaucoma. 

2. Coçar os olhos não é normal e não faz bem. 

Verdade! É muito perigoso coçar os olhos, pode ocasionar lesões e até mesmo desenvolver o ceratocone. 

3.Colírios podem ser usados sem receita medica. 

Mito! Colírios são medicamentos que devem ser usados com prescrição médica. O uso inadequado pode causar danos sérios à saúde. 

4.Manter o peso e a saúde em dia ajuda os olhos. 

Verdade! Pessoas obesas, com pressão ou diabetes, tem uma chance maior de desenvolver doenças que podem interferir na saúde. 

Deixe um comentário

a