Astigmatismo alto tem cura

Astigmatismo alto tem cura?

O astigmatismo é um erro refrativo, que ocorre em um determinado eixo, fazendo com que a imagem na retina fique desfocada. A doença é um dos problemas de visão mais frequentes e pode surgir juntamente com outros problemas de refração, como a miopia e a hipermetropia.

O astigmatismo é medido em grau ou dioptrias e caso a alteração seja superior a 4 graus, já é considerado alto e avançado. Ou seja, neste caso, é preciso que o tratamento seja feito imediatamente para prevenir possíveis complicações.

Como é feito o diagnóstico para identificar o astigmatismo

Para detectar se o paciente tem astigmatismo, o médico oftalmologista faz um teste de visão, onde o paciente lê letras e números de diversos tamanhos, que são projetados na parede.

Caso o paciente tenha astigmatismo, não vai conseguir ler os números e letras de maneira nítida. Um equipamento chamado auto refrator ajuda a descobrir o eixo da curvatura defeituosa para definir qual será o tipo de tratamento.

Sintomas do astigmatismo

Pessoas que possuem o astigmatismo podem apresentar sintomas como: visão turva ao perto ou longe. Por exemplo, objetos que estão mais próximos ou distantes, ficam distorcidos e, além disso, o paciente pode apresentar fadiga ocular ou até mesmo dores de cabeça, esses são os sintomas mais frequentes da doença.

Quando o astigmatismo está em fase inicial, o paciente pode ser assintomático, mas quando a doença começa a se agravar, surgem os primeiros sintomas.

Causas do astigmatismo

As causas dessa doença ainda são desconhecidas, mas, normalmente, o erro refrativo pode estar presente desde o nascimento. Geralmente, o defeito está na curvatura da córnea, onde sua forma fica mais ovalada do que redonda. O astigmatismo pode ser também induzido por algumas doenças dos olhos, como o ceratocone, por exemplo.

O alto astigmatismo tem cura? E como é feito o tratamento?

O alto astigmatismo pode ser corrigido de maneira permanente por meio de modernas cirurgias refrativas. Esse tipo de cirurgia é feito com o uso de lasers especiais, que fazem a correção da anatomia da córnea, resolvendo o distúrbio de refração.

Essa cirurgia está em alta no nível de sucesso dos procedimentos, sua correção é próxima de 100%, além de ser feita de maneira rápida, pouco invasiva e quase sem incômodos no pós-operatório.

Existem 3 tipos de procedimentos que podem ser feitos para a correção cirúrgica dos olhos, que são: SMILE, LASIK E PRK.

Dentre eles, o mais moderno de todos é o SMILE, que possui o tratamento sem corte na camada interna da córnea, fazendo com que o paciente tenha uma recuperação mais rápida e um pós-operatório bem tranquilo. Outras formas de tratar o astigmatismo, além da cirurgia, é fazendo o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Entretanto, é preciso lembrar que, o tratamento deve ser indicado pelo médico oftalmologista, ainda mais por se tratar do alto astigmatismo.

Somente o médico vai saber qual o melhor tratamento a ser feito, pois tudo vai depender do grau em que a doença se encontra. Portanto, não deixe de fazer consultas de maneira regular com o oftalmologista.

Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

 

Deixe um comentário

a