Cuidado com os olhos no inverno

Cuidado com os olhos no inverno

Você sabia que 20% da população brasileira pode ter algum tipo de alergia ocular entre os meses de junho a setembro?

Já estamos no inverno e essa estação é um dos principais fatores para o aumento de problemas oculares. A baixa umidade e o clima seco podem contribuir muito para o surgimento de diversas alergias que atingem a saúde ocular.

Portanto, é necessário ir ao oftalmologista de maneira regular e estar atento também a alguns sintomas, como vermelhidão, coceira e ardência nos olhos.

Como cuidar da visão no inverno

É muito importante conhecer alguns hábitos de cuidados com os olhos que devem ser adotados no inverno, para que a visão fique protegida.

Lave bem as mãos – Esse é um ato simples e que faz toda a diferença, lavar as mãos diminui bastante as chances de desenvolver uma conjuntivite viral. A superfície ocular fica muito exposta a agentes infecciosos, quando as mãos são higienizadas, os riscos de bactérias chegarem até o globo ocular é mínimo.

Evite locais refrigerados – Nesse período, o ar-condicionado deve ser evitado ao máximo, já que nos dias mais frios, eles podem provocar ressecamento nos olhos. Caso o uso do aparelho seja necessário, mantenha os filtros devidamente limpos.

Não compartilhe objetos pessoais – Não compartilhe nenhum item de uso pessoal, como maquiagem, toalhas ou lenços, esse hábito pode fazer com que haja o surgimento de micoses, infecções e terçol. Sendo assim, o melhor a se fazer é não compartilhar esses objetos com ninguém.

Mantenha as roupas de camas limpas – Troque com frequência as roupas de cama e mantenha tudo sempre limpo. Esse hábito é essencial para evitar problemas oculares. Os travesseiros são transmissores de fungos e bactérias, sendo assim, é muito importante fazer a troca das fronhas e lençóis semanalmente.

Outros cuidados especiais que devem ser adotados no inverno:

* Evite coçar os olhos;

* Deixe as janelas abertas para que o ar circule de maneira livre;

* Mantenha os tapetes e cortinas sempre limpos.

Óculos de sol no inverno

O uso de óculos de sol no inverno é indispensável. Mesmo em dias nublados e frios, os raios solares ainda são bem fortes e por isso, usar óculos de sol nesse período é muito importante para proteger os olhos.

O uso de uma boa lente ajuda a proteger os olhos de efeitos que são causados pela luminosidade e radiação, além de proteger também da ação do vento, barrando a entrada de poeiras nos olhos.

Principais doenças oculares no inverno:

Alergias oculares

São reações alérgicas que acometem os olhos ou as estruturas próximas a ele, como as pálpebras. Na maioria dos casos, as alergias oculares são causadas por poeira, fumaça, ácaros etc.

Principais sintomas: olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento, ardência, fotofobia e irritação.

Conjuntivite

A conjuntivite é bastante comum no inverno, pois se trata de uma época em que as pessoas permanecem mais tempo em ambientes fechados. É uma inflamação na conjuntiva (branco dos olhos) e pode se manifestar de três formas: alérgicas, virais e bacterianas, sendo as primeiras as mais frequentes. A conjuntivite alérgica não é contagiosa e, em geral, acomete os dois olhos, o tempo de duração da doença é variável e não deixa sequelas.

Principais sintomas: pálpebras inchadas, coceira intensa, lacrimejamento e vermelhidão.

Já a conjuntivite viral, causada por vírus, é altamente contagiosa (adquirida pelo contato com outra pessoa) e se inicia em um dos olhos, e depois de alguns dias afeta o outro olho, durando de uma semana a 15 dias. Na maioria dos casos, o causador da doença é o adenovírus, mesmo vírus da gripe comum. Sendo comum o portador de conjuntivite estar gripado ou com a imunidade baixa.

Síndrome do Olho Seco

Essa doença é contraída a partir de determinadas condições do meio ambiente como poluição, poeira, ar seco, baixa umidade do ar e lugares fechados com aparelhos de ar-condicionado.

A Síndrome do Olho Seco é uma doença ocular crônica caracterizada pela diminuição da produção da lágrima ou deficiência em alguns de seus componentes, ou seja, pouca quantidade ou má qualidade da lágrima.

Procure sempre um médico especialista.

Procurar um médico oftalmologista neste período de inverno também é essencial, isso porque o oftalmologista vai indicar os melhores métodos para cuidar dos olhos nesse clima frio e pode ajudar também na escolha do melhor tipo de óculos de sol para proteger os olhos.

Esteja atento a todos os cuidados necessários no inverno e não deixe de procurar o oftalmologista.

Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

 

 

Deixe um comentário

a