Por que os xampus ardem os olhos

Por que os xampus ardem os olhos?

O xampu foi criado por Hans Schwarzkopf em Berlim, em 1927, enquanto os americanos ainda usavam sabão em barra para limpar os cabelos. A empresa Proctor e Gamble começou a fabricação do produto em larga escala e então surgiu o Drene, o primeiro xampu sintético na História.

Existem dois ingredientes básicos na composição do xampu: água (compõe 80% do volume do cosmético) e detergente. É dele o poder de limpeza do couro cabeludo. Sem ele, o produto não conseguiria eliminar todos os óleos e resíduos que aparecem diariamente nos fios. 

Tanto o xampu, assim como todas as outras substâncias químicas, podem provocar irritação quando entram em contato com os olhos. Isso acontece porque são órgãos muito sensíveis, revestidos por uma membrana bem fininha, que protege a bolinha de dentro, formada pela íris e pela pupila.

Xampus de bebê também ardem os olhos?

No caso dos produtos infantis, os cosméticos são um pouco menos tóxicos, já que possuem uma composição mais neutra em relação ao meio ocular externo. Como os bebês não têm necessidades profundas de tratamento capilar, as doses e os elementos químicos utilizados são bem menores. 

É sempre importante tomar cuidado, pois por mais que a quantidade seja inferior aos produtos para adultos, os cosméticos infantis ainda possuem substâncias que podem levar ao desenvolvimento de alergia. Fique atento: xampu, condicionador e sabão devem ser o mais neutros e suaves possíveis.

Diferença entre xampus que ardem para os que não ardem os olhos

A diferença entre um xampu que não causa ardência e um xampu comum de adulto, é que os xampus infantis possuem um detergente anfotérico no lugar do Lauril e similares, como o Cocamidopropil Betaína que proporciona uma espuma mais cremosa ao xampu e diminui a eletrostática. Esse detergente é menos irritante para os olhos porque mantém um Ph mais próximo ao Ph da lágrima.

Por que os xampus ardem os olhos?

Quando o xampu entra em contato com os olhos, ele absorve as substâncias químicas do produto e provoca irritações. Para se proteger, as pessoas costumam fechar os olhos imediatamente, os mesmos ficam vermelhos, doloridos e coçando. 

O organismo entende que algo está incomodando e o cérebro dá uma ordem para aumentar a produção de lágrimas. Isso acontece para que o olho “expulse” naturalmente os agentes químicos.

Os olhos são muito sensíveis à luz ou qualquer substância diferente. As lágrimas são provocadas pelo organismo para limpar essas substâncias e a ardência é apenas um alerta que tem algo afetando a mucosa, suas membranas são tão delicadas que absorvem essas substâncias provocando irritação.

Usar um xampu que não irrita os olhos não quer dizer que ele não possui detergentes químicos, mas que esses detergentes enganam as mucosas dos olhos.

As lágrimas são uma forma do organismo de eliminar os resíduos que possam ter entrado nos olhos, mas se ele não consegue reconhecer essas substâncias, elas podem acabar se acumulando ou sendo absorvidas em maiores quantidades.

A nossa dica do que fazer quando qualquer substância entrar em contato direto com os olhos, é deixar a água corrente cair no rosto, dentro dos olhos. Isso ajudará a aliviar a sensação de ardência e incômodo. 

Além disso, nos casos de alergia ou sintomas frequentes de ardência na região dos olhos, suspenda o uso do xampu imediatamente e procure um oftalmologista para tratar o seu caso. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

Deixe um comentário

a