O que são Doenças Hereditárias da Retina?

As Doenças Hereditárias da Retina são aquelas que têm herança genética. Nelas, ocorre a degeneração das células da retina, provocando perda progressiva da visão. O tratamento dessas doenças oculares hereditárias têm maior chance de sucesso, se a descoberta  for realizada com antecedência.

Conheça algumas Doenças Hereditárias da Retina

Retinose Pigmentar

É caracterizada por um conjunto de doenças hereditárias que afetam a retina. A retina é a parte do globo ocular responsável também pela captura das cores. Por isso, a retinose pigmentar, se não tratada, pode levar à cegueira, perda gradual da visão e capacidade de distinguir cores. 

A doença acontece quando os bastonetes e cones (estruturas fotorreceptoras do olho) deixam de captar a luz. Isso prejudica a formação da imagem pela retina, comprometendo a visão.

Doença de Stargardt

A perda de visão progressiva associada à doença de Stargardt é causada pela morte de células fotorreceptoras na porção central da retina, denominada mácula. Sendo a forma mais comum de degeneração macular juvenil congênita. 

A retina é o tecido sensível à luz que reveste o fundo do olho. As células fotorreceptoras da retina são responsáveis por proporcionar a visão pela transmissão de informações para o cérebro. A mácula é responsável pela visão central de alta definição que nos permite realizar com clareza tarefas como ler, assistir televisão e identificar as expressões das pessoas.

A diminuição da visão central é uma característica da doença de Stargardt, por outro lado, a visão lateral é geralmente preservada. Normalmente se desenvolve durante a infância e adolescência. 

Síndrome de Usher (USH)

É uma doença hereditária caracterizada pela perda parcial ou total da audição e diminuição progressiva da visão. Portanto, pessoas com Usher são também conhecidas como surdocegas.

Nesta síndrome, os problemas auditivos são resultados de uma mutação genética que afeta as células nervosas da cóclea, órgão do ouvido interno que também é responsável pelo equilíbrio.

A diminuição gradativa da visão é causada por uma doença que afeta a retina chamada retinose pigmentar (RP). Umas das características iniciais da retinose é a cegueira noturna e com o tempo perde-se a visão periférica (lateral). Conforme a retinose progride, o campo visual se estreita e apenas a visão central permanece, conhecida como visão de túnel.

Acromatopsia

É uma alteração da retina que provoca sintomas como diminuição da visão, sensibilidade excessiva à luz e dificuldade para enxergar cores.

Ao contrário do daltonismo, onde a pessoa não consegue distinguir algumas cores, a acromatopsia pode impedir totalmente de observar outras cores além de preto, branco e alguns tons de cinza, devido a uma disfunção presente nas células que processam a luz e a visão da cor, chamadas de cones.

Amaurose congênita de Leber

É uma doença degenerativa hereditária rara que provoca alterações graduais na atividade elétrica retina, o tecido do olho que detecta a luz e a cor, gerando perda grave da visão desde o nascimento e outros problemas oculares, como sensibilidade à luz ou ceratocone, por exemplo.

Atrofia óptica dominante

Essa doença se manifesta na infância ou adolescência com perda de visão central bilateral simétrica. A lesão do nervo óptico é normalmente permanente e, em alguns casos, progressiva.

Coroideremia

É uma doença hereditária rara que provoca a perda progressiva da visão devido à degeneração da coroide e da retina.

Distrofia macular de Sorsby

É uma doença rara em que novos vasos sanguíneos crescem sob a fóvea, resultando no acúmulo de líquido na mácula, hemorragia e perda geral de outras camadas de tecido ocular. Geralmente, os sintomas não aparecem até os 40 anos.

Retinósquise juvenil

Retinósquise juvenil é uma doença hereditária diagnosticada na infância que causa a perda progressiva da visão central e periférica (lateral), devido à degeneração da retina.

Procure um médico especialista

Muitas doenças oculares são transmitidas por herança genética. O ideal é se consultar e informar ao oftalmologista sobre quaisquer condições pré-existentes para obter um diagnóstico preciso. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

Deixe um comentário

a