Daltonismo: tipos e principais causas
A visão é um dos principais sentidos do corpo humano, responsável pela maioria dos estímulos que promovem a interação do ser humano com o universo. O mundo inteiro está cercado de cores e luzes que atraem os olhares para aquilo que é realmente vibrante e colorido.
O que é daltonismo?
É um distúrbio da visão que interfere na percepção das cores. Também chamado de discromatopsia ou discromopsia, tem como principal característica a dificuldade para distinguir o vermelho e o verde e, com menos frequência, o azul e o amarelo.
Tipos de Daltonismo
O daltônico pode se enquadrar em um dos três tipos da doença:
Protanopia
É o tipo de daltonismo é o mais comum. Sua característica principal é a redução ou até a perda total do pigmento vermelho. O daltônico com o distúrbio deste tipo enxerga no lugar do vermelho a cor marrom, verde ou cinza, geralmente tudo que for verde parecerá com vermelho, dependerá dos pigmentos do objeto visualizado.
Tritanopia
Em contrapartida, esse é o tipo de daltonismo é o mais raro. Ele provoca a distorção na percepção das cores amarelo e azul. Um daltônico com este tipo de deficiência não enxerga a cor laranja e ainda o que for amarelo enxergará um tom de rosa mais claro.
Deuteranopia
Já este tipo de daltonismo é quando a pessoa não consegue perceber a cor verde, no lugar é geralmente vista com tons de marrom. O que pode ser bastante confuso, uma vez que um daltônico com deuteranopia quando vê uma árvore acaba enxergando tudo com a mesma cor, o tronco e as folhas.
Como diagnosticar o daltonismo
Há três tipos de exames que podem ser utilizados para diagnosticar o daltonismo. Tais procedimentos não reconhecem apenas o problema como também o nível de implicação na percepção das cores, são eles:
- Anomaloscópio;
- Teste com cores de Ishihara;
- Teste de lãs de Holmgren.
O teste de Ishihara é o mais utilizado para o diagnóstico de casos de daltonismo. Nele, há círculos com diversos pontos coloridos e letras que acabam sendo formadas. Pessoas com a visão normal conseguem identificar as letras nestes círculos.
Já as pessoas com daltonismo apresentam dificuldades e o oftalmologista responsável pela aplicação do exame consegue identificar o grau da alteração.
Para crianças que ainda não foram alfabetizadas, o teste passou por uma alteração significativa para assisti-las da melhor maneira possível. No lugar das letras houve a inserção de figuras geométricas.
Tratamento
O daltonismo é uma condição que não tem cura nem tratamento específico por enquanto. O único recurso que não corrige o daltonismo, mas melhora um pouco o contraste é a utilização de lentes de óculos com filtro de cor.
No entanto, quando o daltonismo for um defeito adquirido e não uma herança genética, pode regredir ou estabilizar desde que a causa da disfunção seja combatida e a pessoa responda bem ao tratamento.
Procure um médico oftalmologista para te auxiliar melhor quanto a essa doença. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.