Principais causas da vista cansada
A vista cansada é caracterizada pela perda gradual da capacidade de enxergar de perto. Esta é uma condição natural do corpo humano que está ligada ao envelhecimento, já que costuma aparecer por volta dos 40 anos e estabilizar-se aos 65 anos.
O que acontece na vista cansada?
O cristalino (lente natural do olho) começa a perder sua elasticidade, influenciada pelo envelhecimento dos músculos ciliares, responsável pelo movimento do cristalino. Isso afeta a capacidade do ser humano de focalização das imagens, que passam a se formar atrás da retina e não na retina, como seria o normal. O resultado é a dificuldade crescente em enxergar o que está perto de nossos olhos.
Sintomas de vista cansada
Os sintomas da vista cansada costumam ser menos aparentes em locais que possuem bastante iluminação solar. Para saber se você sofre com o problema, tente ler em locais fechados ou iluminados artificialmente e preste atenção se você nota algum desses sintomas:
* Dificuldade de enxergar de perto;
* Dor de cabeça;
* Fadiga ocular;
* Sensação de pálpebras pesadas;
* Ardência nos olhos ao tentar ler;
* Vermelhidão e lacrimejamento nos olhos.
O sintoma mais nítido da vista cansada é a dificuldade para enxergar de perto. O grande problema é que muitos pacientes não dão muita importância e só procuram ajuda médica quando a manifestação do sintoma chega ao limite.
Principais causas da vista cansada
Doenças oculares – Erros refrativos como hipermetropia, miopia e astigmatismo, quando não corrigidos, podem piorar a vista cansada, pois gera um esforço maior para realizar tarefas cotidianas como ler e usar o computador. Outras doenças também podem causar a fadiga ocular, como, por exemplo, a catarata.
Esforço excessivo dos olhos – Atividades que requerem uso intensivo dos olhos, como dirigir, principalmente à noite, ou até mesmo forçar a sua visão para enxergar “melhor”, pode causar fadiga ocular, se você já tiver algum fator predisponente.
Além da distância ainda mais curta quando usamos celular, por exemplo, piscamos menos ao olhar para qualquer tela como tablets, notebooks e celulares. Esta ação é muito importante porque hidrata os olhos e previne o ressecamento, o cansaço, a vermelhidão, e coceira e a ardência por lubrificação insuficiente.
Idade maior de 40-45 anos – Por volta dessa idade, as pessoas começam a ter multa dificuldade de enxergar de perto. Essa é a chamada presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, devido ao envelhecimento do cristalino.
O melhor caminho é a prevenção
Ao menor sinal do problema busque imediatamente ajuda de um oftalmologista. Quanto mais cedo o problema for identificado, mais fácil de ser tratado.
Além disso, é importante se consultar regularmente com um oftalmo e realizar exames com frequência para saber como anda a sua visão.
Depois dos 40 anos, as visitas ao especialista devem ser mais frequentes. A recomendação é ir ao especialista a cada dois anos para fazer um check-up completo de toda a saúde do olho.
Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.