Visão embaçada pode ser sintoma de quais doenças?
A visão embaçada pode estar associada a diversos problemas de saúde, que podem ser oculares ou não. Este sintoma, geralmente, aparece de forma secundária juntamente a outros que melhor caracterizam o verdadeiro problema de saúde. Por isso, neste blog, trouxemos sete doenças que apresentam a visão embaçada como sintoma. Continue a leitura.
1- Conjuntivite:
O surgimento de visão embaçada pode ter como fator desencadeador a conjuntivite. Trata-se de uma inflamação que ocorre na membrana externa que cobre a parte branca do olho, a conjuntiva. Outros sintomas decorrentes da doença são a ardência, vermelhidão, inchaço das pálpebras e prurido intenso.
2- Glaucoma:
O glaucoma é uma doença ocular que não tem cura, mas tem tratamento eficaz e pode ser controlada por medicamentos. Além da visão turva, outros sintomas relacionados a essa enfermidade são diminuição do campo de visão; visualização de arcos em volta das luzes; dor de cabeça forte, náuseas e vômitos; dor intensa no interior do olho; aumento da pupila ou do tamanho dos olhos; vermelhidão do olho; dificuldade para enxergar no escuro; lacrimejamento e sensibilidade excessiva à luz.
3- Catarata:
A catarata pode ser uma doença silenciosa e de difícil observação. Quem tem essa doença ocular pode apresentar visão turva ou embaçada, sensibilidade à luz, alteração da percepção de cores, escurecimento da visão, dificuldade de enxergar, visão com brilho de lâmpadas e alterações frequentes do grau dos óculos. Além disso, o sintoma mais fácil de ser notado é a mancha opaca que aparece no cristalino.
4- Diabetes:
O diabetes é uma doença crônica, que não tem cura, provocada pelo descontrole das taxas de açúcar no sangue. Além da visão turva e embaçada, alguns sintomas da doença na vista podem ser dor nos olhos, perda de visão central e periférica, visão noturna danificada, dificuldade em distinguir cores, olhos vermelhos com frequência, dentre outros.
5- Pressão Alta:
Estima-se que mais de 30 milhões de brasileiros sejam hipertensos. A doença também pode ter a visão embaçada como um de seus sintomas. Cefaleia, fotofobia (sensibilidade à luz) e perda da acuidade visual são outras manifestações da doença na saúde ocular. O aumento da pressão arterial do olho provoca o entupimento da veia da retina, além de outras doenças oculares, que quando não tratadas, podem até mesmo levar o indivíduo à cegueira.
6- Degeneração Macular:
Também conhecida pela sigla DMRI, a degeneração macular consiste em uma lesão na retina resultante na perda gradual da visão. Os sintomas da DMRI variam conforme o tipo da doença. No entanto, além da visão turva, o paciente pode ter a perda da visão central de forma lenta e sem dor ao longo dos anos; objetos podem parecer esmaecidos ou pouco detalhados; dificuldade de leitura e pontos cegos (escotomas).
7- Descolamento de retina:
Quando a glicemia está descontrolada, ela provoca alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina, que liberam sangue ou fluido sanguíneo para o espaço retiniano, causando problemas na visão. Assim, junto com a visão turva, alguns sintomas que podem ser sentidos por quem tem retinopatia diabética são alterações frequentes no grau dos óculos; pontos ou manchas pretas na visão que incomodam o paciente; visão que altera periodicamente, alternando de borrada para clara e de clara para borrada; visão noturna prejudicada, devido às manchas escuras que flutuam na visão; além de perda progressiva da visão periférica.
Essas e outras doenças oftalmológicas devem ser diagnosticadas e tratadas precocemente para obter mais chances de sucesso. Por isso, agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goi