Inflamação nos olhos

Inflamação nos olhos – o que pode ser?

Se você já sentiu dores e incômodos, vermelhidão, sensação de cisco, fotofobia e coceira na região dos olhos, então provavelmente já teve um caso de inflamação. Essa é uma queixa bastante comum nos consultórios de oftalmologia.

Esse problema tem diversas causas e pode também estar relacionado a outras doenças como conjuntivite, terçol, glaucoma, entre outras.

Os olhos precisam de um cuidado especial já que são extremamente sensíveis e demandam um cuidado especial. Confira agora as causas mais comuns de inflamação nos olhos.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação nos olhos que causa coceira e inchaço. Essa infecção é bastante popular, sendo dos remédios mais indicados o colírio. Os principais sintomas da conjuntivite são vermelhidão, coceira e olhos lacrimejantes. Geralmente ataca os dois olhos, dura até 15 dias e não costuma deixar sequelas.

Uveíte

É uma inflamação na íris e nos vasos sanguíneos do globo ocular, pode ser facilmente confundida com conjuntivite, já que os sintomas são bastantes parecidos como: sensibilidade m luz, visão embaçada e vermelhidão.

Porém, diferentemente da conjuntivite, a uveíte não é contagiosa e pode ser causada por doenças infecciosas, como toxoplasmose, herpes, tuberculose e até sífilis ou pelo contato de partículas estranhas aos olhos.

Terçol

É uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas e sudoríparas localizadas nas pálpebras. Surge em forma de um nódulo na borda da pálpebra, perto dos cílios, provocando dor, vermelhidão e calor no local. Geralmente, o terçol passa naturalmente em alguns dias e não é classificado como um problema sério. Porém, é importante ficar atento

pois qualquer ação sem a orientação profissional adequada pode acabar piorando o quadro.

Blefarite

É a inflamação nos cantos das pálpebras, que provoca sintomas como vermelhidão, coceira e a sensação de ter um cisco no olho. Também vem acompanhada de pequenas crostas, que costumam incomodar o paciente na hora de acordar e abrir os olhos.

A blefarite acontece devido a uma alteração nas glândulas de Meibomius, que é responsável por manter o equilíbrio da umidade ocular, ela pode surgir de um dia para o outro, em pessoas de qualquer idade.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença nos olhos que se caracteriza por um aumento da pressão intraocular ou por uma fragilidade do nervo óptico, sendo uma das maiores causas de cegueira do mundo. Essa doença também pode deixar os olhos avermelhados e causar dores de cabeça.

Síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco pode ser caracterizada pela diminuição da quantidade de lágrimas, deixando os olhos mais secos do que o normal. Como consequência da falta de líquido nos olhos, a região também pode ficar inflamada e irritada, especialmente no final do dia. Além disso, pode ocorrer sensação de que existe um corpo estranho no olho como um cisco ou pequenas partículas de poeira.

Como prevenir

  • Não toque os olhos com as mãos sujas;
  • Evite esfregar ou coçar os olhos;
  • Higienize as mãos sempre antes de colocar e retirar as lentes de contato;
  • Não use lentes de contato nos casos de suspeita de alguma doença ocular;
  • Lave toalhas e roupas de cama com frequência;
  • Use produtos de limpeza antibacterianos em superfícies de trabalho e outras áreas comuns.

Procure um médico oftalmologista para te auxiliar melhor quanto essas infecções oculares. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui

Deixe um comentário

a