Benefícios da lente de contato
As lentes de contato funcionam como uma lente de óculos de grau, mas diferente dos óculos, que têm uma armação, as lentes de contato são colocadas diretamente em contato com a película de lágrimas do globo ocular. Elas são destinadas a pessoas com problemas visuais como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.
Uma curiosidade é que as lentes de contato foram criadas inicialmente com o objetivo de proteger os olhos e não de melhorar ou corrigir a visão, além disso, elas eram feitas de um material rígido que causava desconforto para os usuários. As lentes gelatinosas e maleáveis, semelhantes ao que conhecemos nos dias de hoje, só começaram a ser comercializadas na década de 70.
As lentes de contato podem ser rígidas (feitas com materiais não flexíveis) ou gelatinosas (maleáveis). O tipo e formato da lente deve ser escolhido de acordo com alguns pontos importantes, como o seu problema de visão, a curvatura da sua córnea, a presença ou não de alergia ou patologia ocular e de acordo com a necessidade individual de cada paciente.
As lentes de contato são ótimas opções para corrigir problemas de visão de uma maneira mais prática e versátil. Geralmente, elas proporcionam aos usuários maior liberdade, uma vez que estão em contato direto com os olhos.
Confira agora os benefícios que as lentes podem trazer:
- Fácil adaptação: por serem colocadas diretamente na córnea, deixam os pacientes mais livres ao se movimentar;
- Maior qualidade de vida: o paciente consegue ir m praia, praticar atividades físicas e esportes sem desconfortos ou risco de acidentes;
- Não interferem na aparência: são muito discretas e, ao contrário dos óculos, não cobrem parte do rosto. Essa liberdade de movimento ao usar lentes também auxilia no momento de aplicar a maquiagem, porque não é preciso abrir mão da correção visual durante a rotina de beleza;
- Sem quebras ou arranhões: com as lentes de contato não é mais necessário se preocupar com perder, quebrar ou arranhar os óculos;
- Não possui restrições para crianças e adolescentes. Ao contrário do que muitos pensam, as lentes de contato não possuem contraindicações e podem ser utilizadas por crianças e adolescentes. A decisão deve ser tomada em conjunto, com o paciente e sua família.
É importante lembrar que as lentes de contato estão sempre em processo de melhoria. Então, caso você não tenha tido uma boa experiência anterior com seu uso, não significa que não possa se beneficiar das lentes no futuro.
As lentes podem ser rígidas ou gelatinosas, sendo que cada tipo de lente atende a uma necessidade. Por isso, é preciso entender como cada uma funciona e o que as lentes oferecem ms suas necessidades.
Principais características das lentes gelatinosas:
- Corrige poucos graus;
- Atende melhor a olhos bem lubrificados;
- Proporciona conforto imediato.
Principais características das lentes rígidas:
- Corrige graus mais altos;
- Indicadas para longos períodos;
- Ideal para os pacientes que produzem poucas lágrimas.
A escolha do material e do desenho das lentes deve ser orientada pelo oftalmologista especialista em lentes de contato, pois ele é o profissional responsável por conhecer as necessidades de cada caso e o que precisa ser feito para promover o benefício completo do uso de lentes de contato.
Procure um médico oftalmologista para te auxiliar melhor sobre qual tipo de lentes de contato é ideal para o seu caso. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.