Dengue: saiba como a doença pode afetar a sua visão

Dengue: saiba como a doença pode afetar a sua visão

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e provoca diversos efeitos no corpo humano, inclusive implicações na saúde ocular. Considerada um problema de saúde pública no Brasil, a doença pode se manifestar em casos leves e graves, podendo levar o paciente a óbito por hemorragia.

Todos os anos, durante o período chuvoso, ocorre uma explosão no número de casos da dengue no país devido ao acúmulo de água que se forma em recipientes ao ar livre. A dengue provoca dores nas articulações e ossos, febre, manchas e coceira na pele, dor de cabeça, cansaço, náuseas e problemas oculares que vamos discutir neste blog. Continue a leitura.

Os efeitos da dengue sob a saúde ocular

A dengue, por si só, já é uma doença que causa o aumento da pressão sanguínea. Em razão disso, ocorre uma diminuição dos glóbulos brancos e dos linfócitos, responsáveis pela defesa do organismo. Essa alteração da pressão sanguínea afeta ainda as plaquetas, encarregadas pela coagulação, o que pode provocar, consequentemente, o aumento do risco de hemorragia subconjuntival ou intraocular.

As hemorragias intraoculares, segundo os especialistas em oftalmologia, são mais comuns nos casos raros de dengue, que é quando a doença já se manifesta de forma hemorrágica. Os sinais físicos que podem ser observados são os acúmulos de sangue na parte branca dos olhos, conhecida como esclera. Apesar da alteração no aspecto do olho e de a aparência assustar, não precisa entrar em pânico, tendo em vista que esse problema não é grave e desaparece com o tempo, sem precisar do uso de medicamentos.

A trombose ocular é outro problema que pode ser desencadeado pela alteração da pressão sanguínea no paciente que está com dengue. O acúmulo de anticorpos nas paredes das artérias pode deixar o indivíduo com a visão embaçada.

A perda da qualidade da visão pode ser significativa quando a dengue provoca uma hemorragia intraocular ocupando o segmento posterior do olho. No entanto, na grande maioria das vezes, os melhores tratamentos para esses casos consistem em inibir o sangramento a partir da aplicação de laser ou por meio de um procedimento cirúrgico.

Além dos problemas citados acima, a dengue também pode causar inflamação no nervo óptico. A inflamação no nervo óptico, também conhecida como neurite óptica, bloqueia a transmissão das imagens formadas nos olhos e enviadas ao cérebro e pode acontecer em um ou nos dois olhos.

Apesar de o paciente quase não sentir sintomas na visão, a dor que se apresenta nos olhos, especialmente ao movê-los, é o principal indicativo da inflamação no nervo óptico. Essa condição pode ainda provocar perda de visão leve ou grave, capaz de piorar em até 2 dias, além da perda de capacidade de distinguir cores ou distância.

Como prevenir a dengue

A forma mais eficaz de prevenir a dengue é através do combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Dessa forma, é importante que, não só no período chuvoso, mas principalmente durante ele, você verifique se a caixa d’água está bem tampada, deixe as lixeiras fechadas corretamente, coloque areia nos pratos de plantas, recolha e acondicione o lixo do quintal, limpe calhas e cubra piscinas, tampe os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários, limpe a bandeja externa da geladeira, bem como as vasilhas dos bichos de estimação e a bandeja coletora de água do ar-condicionado.

Se você está com dengue e sente algum efeito da doença em seus olhos, procure um médico oftalmologista com urgência para tratar o problema. Você pode agendar uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a