Conheça a anatomia dos olhos e por que é tão importante cuidar deles

Conheça a anatomia dos olhos e por que é tão importante cuidar deles

Imagine que você não consegue enxergar as coisas ao seu redor. Experimente, pelo menos, tapar um dos olhos e observar o quanto a supressão de apenas um deles já nos faz uma imensa falta. Viu? É por isso que a visão é, sem dúvidas, um dos sentidos mais importantes para o ser humano.

É através da visão que conseguimos ver todas as coisas ao nosso redor, diferenciar cores, ver as maravilhas da natureza e até mesmo ler este texto. Os nossos olhos são o órgão responsável por possibilitar o recebimento dessas mensagens, bem como de 80% dos estímulos resultantes nos nossos movimentos.

Com cerca de 25 milímetros de diâmetro, o olho humano é formado pelas seguintes partes: a córnea, o humor aquoso, a lente (ou cristalino), o humor vítreo, a pupila e a retina. Compondo esse conjunto, os músculos e nervos também são responsáveis pela movimentação dos olhos e pela transmissão de sinais ao nosso cérebro. Confira abaixo a função de cada parte do olho e por que é tão importante cuidar dos nossos olhos. Continue a leitura.

 

Córnea:

Composta por células, proteínas e líquido, a córnea é a camada transparente na frente da íris e da pupila responsável por proteger a íris e o cristalino. Além disso, ela ajuda a centralizar a luz na retina e desempenha uma função protetora fundamental para a visão.

 

Humor aquoso

Fluido transparente que preenche a câmara anterior e posterior do olho, o humor aquoso é o nome dado ao líquido do olho cuja função é nutrir a córnea e o cristalino, além de manter uma pressão hidrostática ideal para o olho. Ele é produzido no corpo ciliar atrás da íris (na câmara posterior), passa para a frente do olho (câmara anterior) e sai pelos canais de drenagem ou pela via uveoscleral (setas pretas).

 

Cristalino

Também conhecido como lente natural dos olhos, o cristalino é assim chamado por ser, literalmente, uma espécie de ‘lente’ transparente e flexível, cuja principal função é regular o foco dos objetos com a ajuda do corpo ciliar. O cristalino fica localizado atrás da pupila, dentro de uma cápsula entre a íris e o humor vítreo dos olhos.

 

Humor vítreo

Substância gelatinosa e viscosa, o humor vítreo é um gel claro que preenche a cavidade vítrea e se encontra no segmento posterior do olho, entre o cristalino e a retina. Além disso, o humor vítreo tem como funções dar volume ao olho, apoiar a retina e manter a sua transparência para permitir que os feixes de luz possam atravessá-la.

 

Pupila

A pupila é a parte do olho responsável pela passagem da luz do meio exterior até a retina. Medindo de 3 a 9 milímetros de diâmetro, ela funciona de forma semelhante à lente de uma câmera fotográfica e fica localizada entre a córnea e o cristalino, e no centro da íris. Quando o sujeito se encontra num ambiente escuro, a pupila tende a aumentar na tentativa de absorver mais luz. Do contrário, quando o indivíduo está em um ambiente muito claro, ela tende a diminuir o tamanho para que menos luz chegue até a retina.

 

Retina

Ajudar o olho a se comunicar com o cérebro ou permitir que nosso cérebro entenda o que vemos são as principais funções da retina – um fino revestimento de tecido que cobre a parte de trás do olho e está localizada próximo ao nervo óptico. É fundamental preservar a retina funcionando de maneira adequada para dispor de uma boa visão ao longo dos anos.

Para uma boa saúde ocular, é fundamental que mantenhamos consultas regulares com um especialista. Por isso, agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a