Principais tipos de cirurgias oculares realizadas por brasileiros
Receber a notícia de que você precisará passar por uma cirurgia não é fácil. O tratamento cirúrgico, muitas vezes, pode deixar o paciente apreensivo e inseguro. No entanto, em alguns casos, ele pode ser a única alternativa de cura para o paciente, ou pelo menos a única chance de devolver uma melhor qualidade de vida para o enfermo.
No que tange a saúde ocular, as cirurgias oftalmológicas são uma opção moderna e segura de tratamento que conseguem excelentes resultados para corrigir erros refrativos e doenças oculares. No Brasil, ao longo de 10 anos, o número de cirurgias oculares no país mais que dobrou, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Por isso, neste blog, vamos falar sobre os principais tipos de cirurgias oculares realizadas por brasileiros. Continue a leitura.
Cirurgias refrativas
Indicadas para o tratamento de problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo, as cirurgias refrativas permitem o indivíduo ficar livre de óculos ou lentes de grau. Atualmente existem, pelo menos, três técnicas no mercado: a cirurgia refrativa PRK (ceratectomia fotorrefrativa), a LASIK (ceratomileuse local assistida por laser) e a SMILE (extração lenticular com pequena incisão).
A escolha da melhor técnica a ser utilizada é feita pelo médico oftalmologista, que avalia cada caso individualmente. Como cada procedimento é feito de uma maneira diferente, os equipamentos utilizados são distintos e o tempo de recuperação do paciente também varia. Os índices de sucesso das cirurgias refrativas, bem como da satisfação dos pacientes, são elevados.
Cirurgia de glaucoma
Visando ajudar no controle da pressão intraocular, seja pela diminuição da produção do humor aquoso (líquido responsável por nutrir e regular a pressão do olho), ou por algum método que facilite a sua drenagem, as cirurgias de glaucoma são indicadas para pacientes em que não é mais possível fazer o tratamento apenas a base de colírios.
Atualmente, existem diversos métodos cirúrgicos para o tratamento do glaucoma. Alguns deles são: trabeculectomia, trabeculoplastia seletiva, implante de tubo de drenagem, procedimentos ciclodestrutivos e cirurgias minimamente invasivas de glaucoma.
Cirurgia de catarata
A catarata é uma doença ocular muito comum após os 50 anos, que pode ser caracterizada por atingir o cristalino, também conhecido como lente natural dos olhos. À medida que a doença ocular avança, o cristalino vai ficando opaco e dificultando cada vez mais a visão do paciente.
Existem 4 tipos de catarata: catarata senil, catarata congênita, catarata secundária e catarata traumática. O tratamento cirúrgico é a única maneira de impedir que a doença evolua. O procedimento, que é rápido, simples e realizado com anestesia local, consiste na troca do cristalino por uma lente artificial feita sob medida, que devolve a qualidade de vida ao indivíduo.
Transplante de córnea
O transplante de córnea é um procedimento onde a córnea danificada ou doente é substituída por outra córnea de um doador. A córnea é uma superfície transparente, em forma de cúpula do olho, responsável por uma grande parte do poder de focagem.
Trata-se de um procedimento cirúrgico complexo que serve para corrigir problemas de visão causados por determinadas condições, bem como para tratar alguma infecção grave, e aliviar as dores em um ou nos dois olhos que estejam prejudicando ou danificando o paciente enfermo.
Para aumentar as chances de obter sucesso nos tratamentos e cirurgias de problemas oculares, é fundamental que seja feito o diagnóstico precoce das doenças. Por isso, vá ao médico oftalmologista com frequência. Você pode agendar uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.