5 perguntas para você fazer ao seu médico na próxima consulta oftalmológica

5 perguntas para você fazer ao seu médico na próxima consulta oftalmológica

A consulta oftalmológica é o momento certo de tirar todas as suas dúvidas sobre a saúde ocular. É por meio dela que o médico consegue fazer um acompanhamento certo da sua vista e diagnosticar possíveis doenças ainda no início, possibilitando, assim, um tratamento mais eficaz.

Você deve visitar o oftalmologista periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, independente de sintomas na visão. Para o sucesso da consulta, é fundamental que haja um diálogo entre paciente e médico.

Sabemos que no momento da consulta alguns pacientes ficam tímidos ou até mesmo não sabem o que dizer ou perguntar ao médico. Por isso, visando facilitar o seu momento com o oftalmologista, trouxemos algumas perguntas que você não pode deixar de fazer na sua próxima consulta oftalmológica. Continue a leitura a seguir.

Quero usar lentes de contato. Existe alguma contraindicação?

Sim, existem contraindicações para o uso de lentes de contato. Geralmente, esses dispositivos não podem ser usados por pessoas que sofram com algum tipo de alergia no olho, bem como alterações nas pálpebras e na córnea. Quem tem olhos secos e trabalha em ambientes muito poluídos, também não deve utilizar lentes de contato. Durante a sua próxima consulta, verifique com o seu médico a possibilidade de ele receitar lentes de contato para você.

Como escolher um óculos de sol corretamente?

O excesso da luz do sol, bem como a radiação emitida por ele, afeta a nossa saúde ocular. Essa radiação pode causar irritação nos olhos e doenças oculares que, quando não tratadas corretamente, podem levar o indivíduo à cegueira. Para proteger os olhos das radiações solares, você deve escolher óculos com proteção contra raios ultravioletas. Existem vários tipos no mercado e o médico oftalmologista pode ajudar você a fazer a escolha certa. Aproveite a consulta e peça também para ele esclarecer os perigos de usar óculos de sol falsificados!

Às vezes, a minha vista escurece quando levanto rapidamente. O que provoca esse efeito?

A perda de visão transitória pode ocorrer por diversos motivos. No entanto, a queda da pressão arterial sistêmica de forma súbita, também conhecida por hipotensão postural, pode ocasionar o escurecimento da vista, especialmente quando o indivíduo levanta rapidamente. Tendo em vista que várias doenças oculares podem estar relacionadas com a perda da visão transitória, é fundamental que você procure um oftalmologista urgente para investigar o que está provocando esse problema.

Forçar a vista faz com que o grau dos óculos aumente?

Por incrível que pareça, ao contrário do que muita gente pensa, o esforço para enxergar não faz com que o grau dos óculos aumente. Forçar a vista é resultado da falta de correção, ou seja, da falta dos dispositivos. Aproveite a sua próxima consulta para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto com um especialista!

O que é melhor para a limpeza dos olhos: água boricada ou soro fisiológico?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas. No entanto, faça a higienização dos seus olhos com colírios prescritos pelo seu oftalmologista para evitar a chance de contaminação dos olhos com produtos químicos. A água boricada é tóxica para as células da córnea e da pele da pálpebra; e o soro fisiológico, após aberto, pode ser facilmente contaminado com microorganismos que fazem mal para os olhos. Converse sobre o assunto na próxima consulta com o seu oftalmologista.

Agora que você já sabe o que perguntar ao médico na próxima consulta, está na hora de você marcar a sua. Você pode agendar uma consulta no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a