Como é feito o exame de retinoscopia?

Como é feito o exame de retinoscopia?

Utilizada para detectar vários problemas oculares, a retinoscopia é um exame oftalmológico que avalia a capacidade focal do olho. O exame é indolor, realizado de forma rápida, e também pode ser feito em crianças. Confira, neste blog, como é realizado o procedimento e quais problemas oculares ele pode detectar.

Como é realizado o exame de retinoscopia?

Com um aparelho portátil chamado retinoscópio, a retinoscopia é feita por meio da projeção de um feixe de luz no olho. A partir do movimento da luz pelo olho, é possível observar o reflexo vermelho dessa luz atrás do olho. Quando é identificado algum erro refrativo, o examinador então coloca lentes na frente do olho e, à medida que o poder das lentes muda, há uma mudança correspondente na direção e no padrão do reflexo. Assim, o examinador continua trocando as lentes até chegar na lente que seja o erro de refração do paciente.

Quais problemas oculares o exame de retinoscopia consegue detectar?

A retinoscopia é um exame indicado para detectar principalmente erros refrativos, como miopia, hipermetropia, astigmatismo, mas também detectar catarata, glaucoma, inflamações, tumores intraoculares, hemorragias e malformações.

Miopia:

A miopia faz com que as pessoas tenham dificuldade de enxergar objetos que estejam longe dela. Isso ocorre porque na visão do míope a acuidade visual é reduzida e a luz não foca na retina, tornando os objetos embaçados quando estão distantes e borrando tudo o que não está perto dos olhos.

O problema ocular pode ser detectado pelo exame de retinoscopia e tratado com o auxílio de óculos de grau, lentes de contato e cirurgia refrativa, indicada para pacientes com idade acima de 21 anos e que tenham o grau de miopia estabilizado de 6 meses a 1 ano.

Hipermetropia

A hipermetropia é um problema ocular que tem como principal característica a dificuldade de enxergar de perto, onde as imagens dos objetos se formam borradas, sem nitidez. A doença ocorre devido a um erro refrativo em que as imagens se formam atrás da retina e, por isso, o cérebro não consegue interpretar a imagem correta.

A hipermetropia é um problema ocular que não tem cura, mas pode ser tratada com lentes de contato específicas ou óculos de grau que corrigem o distúrbio. O exame de retinoscopia é utilizado para detectar a doença, bem como avaliar o grau indicado para a correção do problema.

Astigmatismo

O astigmatismo é um erro refrativo muito frequente que pode surgir com outros problemas de refração, como a miopia e a hipermetropia. A doença ocular ocorre em um determinado eixo, fazendo com que a imagem na retina fique desfocada.

Para detectar se o paciente tem astigmatismo, o médico oftalmologista pode indicar o exame de retinoscopia. A doença pode ser tratada com o auxílio de óculos de grau ou de forma definitiva por meio de cirurgia.

Catarata

Doença responsável por mais de 50% dos casos de cegueira no mundo, a catarata é uma doença ocular que pode ser caracterizada por atingir o cristalino e o deixar opaco.

Muito comum após os 50 anos, a catarata é uma doença silenciosa e de difícil observação que pode ser diagnosticada por vários exames, inclusive a retinoscopia. Uma vez diagnosticada, o único tratamento possível é a cirurgia.

Glaucoma

Diminuição do campo de visão, visualização de arcos em volta das luzes, dor de cabeça forte, náuseas e vômitos, dor intensa no interior do olho, aumento da pupila ou do tamanho dos olhos, vermelhidão do olho, dificuldade para enxergar no escuro, lacrimejamento, sensibilidade excessiva à luz e visão turva são sintomas de glaucoma.

A doença ocular não tem cura, mas tem tratamento eficaz e pode ser controlada por medicamentos. A retinoscopia é um exame que pode ajudar a detectar o problema.

Se você já tem ou desconfia que possa ter problemas refrativos, é importante que você visite um médico oftalmologista para realizar o exame de retinoscopia. Por isso, agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a