Cegueira temporária: conheça as causas, sintomas e possíveis tratamentos
Você já ouviu falar em cegueira temporária?
Normalmente, não é comum a pessoa ficar cega de uma hora para outra. A cegueira é algo que progride com o tempo devido ao não tratamento de doenças oculares, ou então ocorre de forma congênita, desde o nascimento da criança. No entanto, existem, sim, casos de perda de visão súbita, onde a pessoa perde a visão repentinamente por alguns instantes. Essa perda de visão pode afetar um ou ambos olhos, embora seja mais comum a forma que atinge apenas um dos olhos. Além disso, a cegueira súbita pode ocorrer de forma parcial ou total.
A perda temporária da visão pode ser um indício de muitos problemas, como, por exemplo, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até mesmo um tumor na região dos olhos ou do cérebro. Por ser um problema atrelado a outros fatores e que ocorre de forma repentina, não é possível prever que isso irá acontecer e o indivíduo acometido deve investigar as suas causas para não ocorrer novamente.
Confira, neste blog, as principais causas, os sintomas e como é possível tratar a perda de visão temporária. Continue a leitura.
Causas da cegueira temporária
Como as causas da perda de visão temporária podem ser variadas, a lista de possíveis causadores do problema é grande. Como exemplo podemos citar alguns problemas que para muitas pessoas podem parecer bobos, como a enxaqueca, o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas. Confira abaixo outros precursores da cegueira súbita:
– Arterite de células gigantes;
– Vasoespasmo retinal;
– Glaucoma de ângulo fechado;
– Hemorragia vítrea;
– Hipertensão;
– Doenças cardíacas;
– Diabetes;
– Esclerose múltipla (EM);
– Colesterol alto;
– Uso de cocaína;
– Idade avançada;
– Anemia falciforme;
– Poliarterite nodosa (doença dos vasos sanguíneos);
– Neurite óptica (inflamação do nervo óptico);
– Viscosidade plasmática elevada (leucemia, mieloma múltiplo);
– Ferimento na cabeça;
– Tumor cerebral.
– Enxaqueca retiniana;
– Crises epilépticas;
– Fenômeno uhthoff;
– Coágulo;
– Papiledema.
Além dessas possíveis causas citadas acima, alguns fatores de risco para o surgimento da cegueira súbita são cirurgias e lesões oculares, falta de higiene, diabetes, doença cerebrovascular ou cardiovascular, AVC, doenças oculares, desnutrição, histórico familiar de cegueira, nascimento prematuro, idade avançada, falta de atendimento pré-natal, tabagismo, além de trabalhos com produtos químicos tóxicos.
Sintomas da cegueira temporária
Conforme já dito na introdução do texto, a cegueira temporária é caracterizada, basicamente, pela perda de visão súbita em um ou nos dois olhos. Os pacientes relatam que ocorre como se uma cortina cobrisse os olhos e, por isso, não é possível enxergar nada ou quase nada. Geralmente, a cegueira temporária não provoca dor ao paciente, no entanto, a depender da causa, algumas pessoas podem, sim, sentir dores.
Tratamentos para a cegueira temporária
Os tratamentos para a cegueira súbita variam conforme as causas que deram origem ao problema. Mesmo após recuperar a visão, é muito importante que após o primeiro episódio de perda de visão temporária o paciente já procure o auxílio de profissionais médicos para investigar e tratar o problema. Os médicos mais indicados para avaliar esses casos são os oftalmologistas e os neurologistas. O tratamento imediato reduz as chances de reincidência do problema.
Se você já passou por episódios de perda de visão temporária ou suspeita a partir dos sintomas que isso poderá acontecer com você, é importante que você procure um médico oftalmologista para realizar exames específicos e identificar o problema. Por isso, agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.