• Home
  • Blog
  • Oftalmologia
  • Check-up oftalmológico: saiba a importância de realizar e os principais exames que devem ser feitos
Check-up oftalmológico: saiba a importância de realizar e os principais exames que devem ser feitos

Check-up oftalmológico: saiba a importância de realizar e os principais exames que devem ser feitos

Assim como você vai ao cardiologista, ao neurologista, ao ginecologista ou ao urologista anualmente fazer os seus check-ups, também é fundamental que você tenha a preocupação de ir ao oftalmologista realizar exames para analisar como anda a sua saúde ocular.

O check-up oftalmológico deve ser feito anualmente, independente da faixa etária, por um profissional capacitado que irá solicitar exames a partir do histórico relatado pelo paciente. A avaliação clínica permite, por meio de exames, analisar as condições visuais do indivíduo, detectar possíveis doenças em fase assintomática, bem como prevenir para que problemas oculares graves não ocorram.

Confira, neste blog, a importância do check-up dos olhos, assim como os principais exames que compõem essa avaliação. Continue a leitura.

Por que é importante fazer o check-up dos olhos?

Conforme já dito acima, o check-up oftalmológico permite fazer uma avaliação completa da sua saúde ocular. Os exames solicitados pelo médico podem diagnosticar diversas patologias, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e tumores, além de problemas no sistema imunológico.

Problemas oculares podem surgir em todas as fases da vida. Dessa forma, mesmo quem já usa óculos, por exemplo, não pode deixar de realizar o seu check-up oftalmológico anualmente, pois a falta de acompanhamento médico pode resultar em problemas de vista irreversíveis.

Quais exames fazem parte de um check-up oftalmológico?

Auto refração

O exame de auto refração é um procedimento simples de ser realizado, sendo indicado para avaliar o erro refrativo do paciente, ou seja, o grau de correção das lentes da pessoa. O exame é feito a partir de um aparelho chamado auto refrator e não provoca dores ao paciente.

Motilidade ocular

É um exame utilizado para avaliar as chances de existência de diplopia ou desvio ocular, mais conhecido por estrabismo. Assim, o teste de motilidade ocular é feito para identificar um possível desalinhamento dos olhos, nos casos em que esse desalinhamento não é tão evidente.

Biomicroscopia

Exame muito importante para identificar eventuais tumores na região da íris e dos cílios, a biomicroscopia é um exame completo que avalia toda a superfície do olho. Utilizando um aparelho microscópio, o paciente deve encaixar a testa e o queixo no aparelho que contém uma lâmpada de fenda com luz forte para o especialista iniciar a avaliação. Durante o procedimento, o médico analisa o cristalino, a conjuntiva, a esclera, as pálpebras, os cílios, as córneas e a íris.

Tonometria

A tonometria é um exame realizado pelo próprio médico no consultório para medir a pressão intraocular do olho e diagnosticar uma eventual pressão alta nos olhos. Os valores normais da pressão intraocular variam de 10 a 20 mmHg; no entanto, ao realizar o exame o médico também considera fatores como a idade, histórico familiar e existência de problemas oculares.

Teste de acuidade visual

Para avaliar a capacidade visual do paciente, o médico também pode realizar o teste de acuidade visual. O exame – que também é feito por candidatos à primeira carteira de habilitação, bem como a sua renovação – faz a medição de quanto o paciente enxerga em cada olho. A depender de cada caso, o exame pode ser realizado com ou sem óculos.

O Teste de acuidade visual é feito, basicamente, com base nas escalas de Snellen, tabela repleta de letras em várias fontes, tamanhos e formas. Primeiramente, o médico posiciona o paciente a uma certa distância da tabela e pede para que o paciente tampe um dos olhos. Em seguida, utilizando apenas um olho, ele deve falar quais letras enxerga.

Agende uma consulta com um médico oftalmologista para realizar o seu check-up dos olhos. Você pode agendar uma consulta no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a