O que é Clamídia nos olhos?
A clamídia é uma infecção sexualmente transmissível (IST) que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Quando ela se manifesta nos olhos, a doença pode causar uma série de problemas, incluindo conjuntivite, ceratite e uveíte.
A conjuntivite é a infecção mais comum e pode causar vermelhidão, inchaço e secreção nos olhos. A ceratite é uma infecção da córnea, que pode causar dor, sensibilidade à luz e visão turva. A uveíte é uma inflamação da úvea, parte do olho que contém a maioria dos vasos sanguíneos e pode causar dor nos olhos, visão turva e sensibilidade à luz.
Neste blog, você confere tudo sobre esta infecção sexualmente transmissível conhecida como clamídia, bem como os sintomas, diagnóstico, tratamentos, prevenção e complicações da doença. Continue a leitura abaixo.
O que é e quais os sintomas da clamídia nos olhos?
Conforme dito acima, a clamídia é uma doença sexualmente transmissível causada pela bactéria Chlamydia trachomatis e pode afetar qualquer pessoa que tenha contato sexual com alguém infectado. A infecção é mais comum em jovens adultos, especialmente aqueles que têm múltiplos parceiros sexuais.
Os sintomas da clamídia nos olhos são bastante inespecíficos e podem incluir olhos vermelhos, lacrimejamento, dor ocular e sensibilidade à luz. Algumas pessoas também podem desenvolver uma infecção secundária, como conjuntivite e blefarite.
Como é feito o diagnóstico da clamídia nos olhos?
O diagnóstico da clamídia nos olhos é, geralmente, feito através da análise de uma espécie de secreção ocular. Se a análise mostrar sinais da infecção, o médico recomendará o tratamento adequado. O diagnóstico pode ser confirmado através de uma biópsia, feita a partir da retirada de uma pequena amostra de tecido ocular para exame microscópico.
Como é feito o tratamento da clamídia nos olhos?
O tratamento da clamídia nos olhos é realizado com antibióticos. Além disso, o médico pode prescrever colírios ou pomadas que devem ser aplicados diretamente nos olhos afetados.
O tratamento da clamídia, geralmente, é eficaz e os sintomas desaparecem em poucos dias. No entanto, se não for tratada, a infecção por clamídia pode causar danos permanentes à visão.
É possível prevenir a clamídia?
Os olhos são um dos órgãos mais sensíveis do corpo e, infelizmente, a clamídia pode causar danos irreversíveis se não for tratada adequadamente. Como qualquer doença sexualmente transmissível, a melhor forma de prevenir a clamídia nos olhos é evitar o contato com pessoas que estejam infectadas.
Nos casos em que não é possível evitar o contato com essas pessoas, certifique-se de lavar as mãos com frequência e evite tocar nos olhos. Outra forma de prevenir a clamídia nos olhos é usar óculos ou lentes de contato protetoras quando estiver em locais onde a doença pode ser comum, como salões de beleza e piscinas, por exemplo.
Complicações da clamídia nos olhos
A clamídia nos olhos, por si só, já é uma complicação da infecção bacteriana sexualmente transmissível. A infecção ocular normalmente ocorre quando os fluidos corporais contaminados entram em contato com os olhos. A conjuntivite por clamídia causa vermelhidão nos olhos, coceira, inchaço e descamação da pele ao redor dos olhos.
É importante destacar que, se não for tratada adequadamente, a conjuntivite por clamídia pode levar à cegueira. Dessa forma, a melhor forma de evitar as complicações da clamídia é fazer exame e tratamento logo no início da infecção.
Se você tem qualquer sintoma ocular de infecção sexualmente transmissível, consulte imediatamente um médico para avaliar se você precisa de tratamento. Você pode agendar uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.