Como é feito o exame de topografia de córnea?

Os olhos são examinados por um oftalmologista para determinar se a curvatura da superfície da córnea está dentro dos limites normais. Se a pessoa tem um problema de visão, o médico pode pedir um exame de topografia da córnea.

A topografia de córnea é um exame importante para o diagnóstico e tratamento de doenças da córnea, bem como para a cirurgia refrativa. Por isso, se você tem dúvidas sobre o exame, continue a leitura deste blog e confira como é o procedimento para a realização, como interpretar os resultados e quais são os possíveis efeitos colaterais.

 

Como é feito o exame de topografia da córnea?

O exame de topografia de córnea é realizado através de um aparelho chamado topógrafo, ou tomógrafo de segmento anterior, que usa um feixe de luz para mapear a superfície da córnea. Trata-se de um teste não invasivo, que mede a forma da superfície da córnea, feito em apenas alguns minutos de forma indolor ao paciente.

Para se preparar para o exame de topografia de córnea, o paciente deve estar em jejum e não pode ter utilizado lentes de contato durante a última semana. Além disso, é importante que o paciente esteja descansado e tenha uma boa noite de sono antes do exame.

Durante o exame, o paciente senta-se em frente ao topógrafo e coloca sua testa contra o apoio para manter os olhos abertos. O médico vai colocar uma lente de contato no olho e pedir que fixe a vista em um ponto na frente do dispositivo. O dispositivo emitirá uma luz brilhante, que não é prejudicial para os olhos.

Os resultados do exame de topografia da córnea e seus significados:

Após o término do exame, o médico analisará os resultados para determinar se a forma da superfície da córnea está dentro dos limites normais. Se não estiver, o médico poderá diagnosticar uma doença ocular como ceratocone e astigmatismo irregular.

Os resultados do exame são registrados em um mapa chamado mapa topográfico, que mostra as áreas planas e curvas da córnea. O mapa topográfico pode ser usado para diagnosticar doenças da córnea, avaliar a progressão de uma doença ou monitorar o resultado de um tratamento.

Além da forma, os resultados do exame de topografia da córnea podem indicar ainda o tamanho e a curvatura da córnea. Também podem revelar áreas de irregularidades na superfície. Essas irregularidades podem ser causadas por diversas condições, incluindo cicatrizes oculares, degeneração do nervo óptico e outras doenças oculares.

Quais os riscos e efeitos colaterais do exame de topografia da córnea?

O exame de topografia da córnea é um procedimento seguro e não invasivo que raramente causa quaisquer efeitos colaterais. No entanto, como qualquer outro procedimento, pode ser que algumas pessoas tenham algumas reações.

Complicações mais graves do exame de topografia da córnea incluem lesões na córnea, infecções oculares e reações alérgicas. Lesões na córnea são raras e, geralmente, ocorrem quando o paciente não segue as instruções do médico sobre como se preparar para o procedimento. Infecções oculares são extremamente raras, mas podem ocorrer se os cuidados pós-procedimento não forem tomados. Reações alérgicas às gotas oftálmicas usadas durante o procedimento também são raras, mas podem acontecer.

Se você apresentar qualquer um dos seguintes sintomas durante ou após um exame de topografia da córnea, entre em contato imediatamente com seu médico: dor nos olhos, visão turva, inchaço nos olhos, vermelhidão nos olhos, secreção nos olhos ou coceira nos olhos.

Agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a