04 fatos curiosos sobre a visão

A visão é o sentido mais importante para a maioria das pessoas. É o que nos permite ver o mundo ao nosso redor e apreciar a beleza da natureza. Mas você sabe tudo sobre a visão? Aqui estão algumas curiosidades que talvez você não saiba sobre esse órgão do sentido. Continue a leitura abaixo.

  1. Cegueira de água

A cegueira de água é uma condição ocular em que a pessoa não consegue enxergar através da água. A causa da cegueira de água não é completamente compreendida, mas acredita-se que seja devido a uma alteração na forma como o olho se comporta quando está submerso na água. A cegueira de água geralmente afeta apenas um olho e pode ser temporária ou permanente.

  1. Síndrome da luz vermelha:

A síndrome da luz vermelha, também conhecida como fotofobia, é um transtorno visual que se caracteriza pelo desconforto ou dor causados pela exposição à luz. Pessoas com a síndrome da luz vermelha geralmente têm uma sensibilidade aumentada à luz, especialmente à luz vermelha. A condição pode afetar um ou ambos os olhos e pode ser temporária ou crônica.

Algumas pessoas com fotofobia também experimentam outros sintomas, como visão turva, manchas escuras na visão e sensibilidade ao movimento. A causa da síndrome da luz vermelha não é bem compreendida, mas acredita-se que possa estar relacionada a condições médicas existentes, como olho seco ou doença de Alzheimer. O tratamento da síndrome da luz vermelha geralmente envolve evitar a exposição à luz e usar óculos escuros para minimizar os sintomas.

  1. Tamanho do campo visual

O campo visual de um ser humano é de aproximadamente 180 graus, equivalente a cerca de 60 vezes o tamanho do próprio olho. Apesar de parecer bastante, existem alguns animais que conseguem ter um campo visual muito maior. Alguns insetos, como as abelhas e as moscas, podem ter um campo visual que chega a 360 graus, ou seja, conseguem enxergar atrás de si sem precisar se virar. Já os cavalos e outros herbívoros possuem um campo visual bem maior do que o nosso, chegando a cerca de 340 graus.

Apesar disso, o ser humano tem uma vantagem sobre esses animais: a nossa visão binocular. Devido à forma como os nossos olhos estão dispostos na nossa cabeça, temos uma visão tridimensional e podemos ver com nitidez objetos que estão distantes. Enquanto isso, os cavalos e outros herbívoros possuem olhos localizados na lateral da cabeça e, por isso, possuem um campo visual bem maior, mas não conseguem ver com nitidez objetos que estão distantes.

  1. Ausência de cor na visão

Os seres humanos conseguem enxergar a luz porque possuem células especiais na retina chamadas de cones. Estas células são responsáveis pelo processamento das cores. No entanto, algumas pessoas nascem sem cones ou, eventualmente, podem perdê-los ao longo da vida. Isto significa que essas pessoas não enxergam cores e possuem uma visão monocromática.

Embora a visão monocromática seja incomum, ela não é necessariamente rara. De acordo com uma estimativa, cerca de 1 em 30.000 pessoas nascem sem cones ou os perdem durante a vida. A maioria das pessoas com visão monocromática são capazes de enxergar apenas tons de cinza e preto e branco. No entanto, algumas pessoas com visão monocromática relatam ver cores “fantasma”, causadas pelos estímulos elétricos no cérebro.

E aí, gostou de saber dessas curiosidades?

A visão é um sentido fantástico. Cuide bem da sua! Vá ao oftalmologista regularmente. Você pode agendar a sua consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a