Problemas que causam ardência nos olhos

A ardência nos olhos é um problema muito comum e pode ser causado por diversos fatores. Algumas das principais causas de ardência nos olhos são a exposição ao sol, o uso de lentes de contato, a poluição do ar e alergias. Além disso, a ardência nos olhos pode ser muito incômoda e até mesmo dolorosa, mas felizmente existem alguns tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas.

Neste blog, vamos abordar algumas das principais causas de ardência nos olhos e quais são os melhores tratamentos para esse problema. Continue a leitura abaixo.

Principais causas de ardência nos olhos

A ardência nos olhos pode ser muito incômoda. Muitas vezes, nos deparamos com sensações de queimação, ardência e dor nos olhos que, em alguns casos, tornam-se muito intensas. Por isso, é importante prestar atenção às principais causas desse problema para prevenir ou tratá-lo corretamente.

Existem algumas causas comuns para a ardência nos olhos, como exposição excessiva à luz solar, falta de lubrificação dos olhos e problemas na produção de lágrimas. Quando a lubrificação é insuficiente, os olhos tendem a ficar ressecados provocando obviamente, ardência. Outra causa comum desse problema são as alergias, que podem causar irritação nos olhos.

A má higiene ocular também pode levar à ardência nos olhos. Se não realizarmos um cuidado adequado dessa área, restos de maquiagem ou contaminação da água podem entrar em contato com os olhos e provocar desconforto. Se você tem tendência às alergias, recomenda-se uma limpeza mais profunda e regular dos olhos.

Outras causas possíveis de ardência nos olhos incluem problemas de saúde como problemas cardíacos, desequilíbrios de líquidos no corpo, problemas na glândula tireoide, distúrbios hormonais, uso de colírios incorretos e uma série de medicamentos, como corticoides, anti-histamínicos e até alguns antidepressivos.

Quais são os melhores tratamentos para ardência nos olhos

O problema ocular de ardência nos olhos pode ser tratado de forma eficaz com alguns tratamentos fáceis e comuns. Para mostrar como você pode aliviar os sintomas, vamos dar uma olhada nos principais tratamentos para ardência nos olhos.

Primeiro, é importante usar lubrificantes à base de água. Você pode aplicá-los diretamente nos olhos durante o dia para reidratação. Lubrificantes são uma boa opção porque ajudam a manter a umidade nos olhos e a prevenir a evaporação da lágrima, mas lembre-se de usar apenas o lubrificante indicado pelo seu médico.

Em seguida, você pode usar colírios lubrificantes e parar de usar os colírios à base de álcool. Os colírios à base de álcool não são recomendados para pessoas que têm olhos secos, pois podem irritar ainda mais os olhos. Mais uma vez ressaltamos a importância de uma consulta prévia com um médico oftalmologista para avaliar o seu caso.

Outra opção é usar lágrimas artificiais, que ajudarão a reidratar os olhos. As lágrimas artificiais podem ajudar a restaurar a lubrificação natural dos olhos e ajudar a aliviar os sintomas. Você também pode usar fitas oftálmicas para bloquear os olhos contra a poeira e alérgenos. Isso também ajudará a prevenir a irritação nos olhos. Antes de adotar qualquer um dos tratamentos, consulte um especialista.

Por fim, você pode conversar com o seu oftalmologista e considerar o uso de lentes de contato. Estas lentes são especialmente desenvolvidas para ajudar a reter a umidade nos olhos, o que torna os olhos mais confortáveis. Também ajudarão a protegê-los de irritantes externos.

Finalmente, se você está passando por problemas oculares significativos, nos quais a ardência nos olhos não conta apenas como um sintoma, é recomendado que vá a um oftalmologista para uma avaliação mais detalhada. Você pode agendar uma consulta oftalmológica com os melhores médicos do Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a