O que é Distrofia de Fuchs: conheça sintomas e tratamentos

A distrofia de Fuchs é uma condição ocular que afeta a camada interna da córnea, chamada de endotélio. A córnea é a parte transparente e protetora do olho, responsável por ajudar a focar a luz que entra no olho. O endotélio é responsável por regular a quantidade de líquido na córnea, o que é importante para manter a sua transparência.

A distrofia de Fuchs ocorre quando as células do endotélio começam a morrer mais rapidamente do que o normal. À medida que as células do endotélio morrem, a córnea começa a inchar, o que pode causar visão embaçada e outros sintomas.

Trata-se de uma condição hereditária e, geralmente, afeta pessoas acima de 50 anos de idade. Mulheres são mais afetadas do que homens e a condição é mais comum em pessoas de ascendência europeia. Confira, neste blog, os principais sintomas e formas de tratamento. Continue a leitura abaixo.

Quais são os sintomas da distrofia de Fuchs?

Os sintomas da distrofia de Fuchs podem incluir:

  1. Visão embaçada, especialmente de manhã;
  2. Sensibilidade à luz;
  3. Halos ao redor das luzes;
  4. Dor ou desconforto nos olhos.

À medida que a condição piora, a visão embaçada pode durar o dia todo e pode ser difícil de corrigir com óculos ou lentes de contato.

Como é feito o diagnóstico da distrofia de Fuchs?

O diagnóstico da distrofia de Fuchs geralmente envolve uma avaliação cuidadosa dos sintomas e um exame ocular completo por um oftalmologista. Durante o exame, o médico irá examinar a córnea e verificar se há inchaço ou outros sinais de danos no endotélio.

 

Além do exame físico, o médico pode realizar alguns testes adicionais para ajudar a confirmar o diagnóstico de distrofia de Fuchs. Esses testes podem incluir:

  1. Teste de acuidade visual: Um teste para verificar o quão bem você pode ler letras em uma tabela.
  2. Microscopia especular: Um teste que utiliza um microscópio para examinar as células do endotélio da córnea.
  3. Topografia da córnea: Um teste que mede a forma e a curvatura da córnea.
  4. Paquimetria: Um teste que mede a espessura da córnea.
  5. Teste de sensibilidade ao contraste: Um teste que verifica a habilidade de distinguir entre diferentes níveis de brilho.

Se o médico suspeitar de distrofia de Fuchs, ele pode solicitar testes genéticos para confirmar o diagnóstico. O teste genético pode ajudar a identificar mutações específicas no gene responsável pela condição.

Existe tratamento para distrofia de Fuchs?

Não há cura para a distrofia de Fuchs, mas o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e retardar a progressão da condição. O tratamento pode incluir:

  1. Colírios para reduzir o inchaço da córnea;
  2. Lentes de contato especiais para melhorar a visão;
  3. Transplante de córnea, em casos graves.

O transplante de córnea pode ser necessário se a visão da pessoa for afetada de forma significativa. Durante o transplante, o cirurgião remove a córnea afetada e substitui por uma córnea saudável de um doador.

Há como prevenir a doença?

Como a distrofia de Fuchs é uma condição hereditária, não há maneira de preveni-la completamente. No entanto, é possível reduzir o risco de desenvolver a condição, mantendo uma boa saúde ocular e evitando fatores de risco, como fumar e exposição prolongada ao sol sem proteção adequada.

A distrofia de Fuchs é uma condição ocular que pode afetar a visão de uma pessoa. É importante procurar um oftalmologista se você notar qualquer sintoma de visão embaçada ou desconforto nos olhos. Embora não haja cura para a condição, o tratamento pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Mantenha uma boa saúde ocular e reduza os fatores de risco para minimizar o risco de desenvolver a distrofia de Fuchs.

Não negligencie a sua visão e cuide da sua saúde ocular! Agende a sua consulta oftalmológica em lugar com atendimento de qualidade e médicos especialistas, equipamentos de ponta e uma excelente infraestrutura moderna. Você pode agendar uma consulta oftalmológica com os melhores médicos oftalmologistas do Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás. Estamos esperando você! Entre em contato conosco.

Deixe um comentário

a