Tipos de lentes de contato
Lentes multifocais
Conhecidas também como lentes progressivas, as multifocais possuem esse nome devido aos múltiplos focos que oferecem, proporcionando melhor bem-estar para pacientes com presbiopia. Essas lentes podem ser rígidas ou gelatinosas.
Lentes terapêuticas
As lentes terapêuticas são usadas para reduzir a dor causada por erosões, abrasões ou úlceras corneanas. Além disso, elas são usadas também para recuperação pós-cirúrgica refracional. São lentes gelatinosas e por isso não é preciso retira-las à noite antes de dormir e devem ser supervisionadas de maneira constante, de acordo com o acompanhamento do oftalmologista.
Lentes estéticas
Essas lentes podem ser coloridas ou somente pata modelar a córnea, as lentes estéticas trazem um olhar mais profundo e brilhante a quem usar. Já as coloridas, podem ser utilizadas para fins estéticos ou correções. São lentes gelatinosas e se adaptam à cor dos olhos, deixando mais natural.
Lentes tóricas
As lentes de contato tóricas são gelatinosas e se diferenciam dos outros modelos de correção visual por ter uma forma peculiar, essa lente possui uma curvatura acentuada ou irregular. Além disso, é indicada para tratar pacientes que possuem astigmatismo e miopia.
Como são feitas as lentes de contato
As lentes de contato são uma excelente opção para quase todas as pessoas que precisam corrigir algum problema de visão, mas não querem usar óculos o tempo todo ou passar por um procedimento cirúrgico. Existem lentes feitas com materiais diferentes, podendo ser rígidas ou gelatinosas.
Lentes de contato rígidas
As lentes de contato rígidas são indicadas para quem possui graus mais elevados. Esse tipo de lente, pode ser composta por gás permeável, que facilita a passagem de oxigênio para os olhos. São feitas também com plástico e silicone, que aumenta a durabilidade e resistência a bactérias. Esse tipo de lente é indicado para pacientes que tenham alguma doença específica, como o ceratocone ou alto grau de astigmatismo, miopia, hipermetropia e astigmatismo com miopia.
Lentes de contato gelatinosas
As lentes de contato gelatinosas são feitas de um tipo de plástico que contém água em sua composição, tendo um aspecto muito parecido com o de um gel, chamado hidrogel. Além disso, esse tipo de lente é muito confortável. Pessoas que possuem miopia, hipermetropia e astigmatismo podem usar essa lente. No entanto, caso o grau seja muito alto, é necessário consultar o oftalmologista a necessidade de usar utilizar o modelo de lentes rígidas.
Como cuidar da limpeza de cada tipo de lente de contato
É muito importante fazer a limpeza das lentes de contato para prevenir a proliferação de microorganismos e infecções nos olhos.
Limpeza das lentes rígidas
Para fazer a limpeza das lentes de contato rígidas, é preciso usar produtos específicos. Antes de tudo, esteja com as mãos bem lavadas. Depois, coloque a lente na palma da mão e pingue de três a cinco gotas da solução que foi indicada para a limpeza, na parte de cima e de baixo. Em seguida, enxague com a solução e depois é só repetir o processo na outra lente de contato.
Limpeza das lentes gelatinosas
A limpeza das lentes gelatinosas precisa ser feita com muito cuidado, já que é um material mais fino e delicado. Além disso, é claro que é necessário usar um produto específico para lentes gelatinosas. Esfregue, de maneira leve e calma, por vinte segundos os dois lados. Depois, é só repetir o mesmo processo feito nas lentes rígidas. Não esqueça de lavar bem as mãos antes de fazer todo o procedimento.
Cuidados com as lentes de contato
Independente do modelo de lente de contato que escolher, é necessário ter cuidados especiais, para evitar qualquer tipo de problemas e ter mais conforto durante o uso. Além disso, é necessário ter sempre a assistência especializada de um oftalmologista.
Confira os cuidados:
- Faça a limpeza regular com solução apropriada
- Limpe o estojo das lentes regularmente
- Lave as mãos antes de tirá-las ou colocá-las
- Evite coçar os olhos quando estiver com as lentes
- Se atente e respeite o prazo da data de validade das lentes de contato
- Retire as lentes antes de dormir
- Aprenda a colocar e retirar as lentes de maneira correta
- Use colírio para reduzir o desconforto
Qual lente de contato com grau ideal para você
Em primeiro lugar, as lentes de contato devem corrigir o problema que motivou o seu uso. Portanto, suas lentes devem fornecer uma boa visão, corrigindo sua miopia, hipermetropia, astigmatismo ou alguma combinação desses problemas de visão. As lentes devem se encaixar em seus olhos. Para isso, existem lentes disponíveis com diversas combinações de curvatura e diâmetro. Além disso, também é necessário considerar suas expectativas para optar pelo uso de lentes. Você pode ter uma necessidade especial que irá determinar a escolha de sua lente. Por exemplo, caso haja uma irregularidade da córnea, há uma lente específica para esse tipo de problema. Agora, caso os seus olhos tendem a ser secos, uma lente em especial para esse caso será recomendada para uso. Isso tudo, é claro, sob a supervisão e acompanhamento de um oftalmologista.
Como manter os olhos saudáveis usando lentes de contato?
As lentes de contato proporcionam uma correção visual segura e eficiente. Mas, o paciente precisa ter os cuidados necessários ao usar, limpar e guardar. As lentes de contato, apenas por sua presença, alteram o mecanismo de defesa natural dos olhos, o que facilita a infecção. Portanto, é muito importante seguir as orientações de manutenção e limpeza de maneira correta. Além disso,complicações oculares, em sua grande maioria, são provocadas pela falta de atenção dos pacientes às orientações de manutenção e período de troca das lentes de contato.
Problemas com as lentes de contato
Caso o paciente sinta desconforto ou visão baixa ao usar as lentes de contato, é necessário fazer um ajuste ou até mesmo mudar de lente. Há diversas opções de lentes de contato que oferecem todo o conforto que paciente precisa para ter uma boa visão e olhos saudáveis. Portanto, se você sentir desconforto ou não estiver enxergando bem, remova as lentes de contato e consulte imediatamente seu oftalmologista.