A evolução das lentes de contato

A evolução das lentes de contato

A primeira lente de contato surgiu em 1949, confeccionada em polimetilmetacrilato, um material usado para fabricação dos vidros das cabines dos aviões de combate.

Enquanto estava na Segunda Guerra Mundial, Dr. Ridley percebeu que os estilhaços dessas cabines eram facilmente absorvidos pelo corpo dos pilotos e que a inflamação que causava aos olhos era praticamente insignificante.

Entretanto, o olho humano é muito delicado e as primeiras lentes eram grandes, rígidas e muito pesadas, o que trazia prejuízo à adaptação de quem realizava o procedimento.

Mesmo com os problemas, essa foi a opção utilizada até meados dos anos 60, quando seria desenvolvida uma lente mais maleável.

História das lentes de contatos

As lentes de contato e o seu conceito existem há muito mais tempo do que a maioria das pessoas imagina. Conheça a longa trajetória das lentes de contato, até chegar aos dias atuais.

Lentes de contato gelatinosas

Em 1971, a lente de contato gelatinosa foi oficialmente introduzida, abrindo uma nova era separada das lentes de contato rígidas do passado.

Lentes de contato diárias

A próxima descoberta importante na tecnologia das lentes de contato teve lugar em 1988, momento em que foram lançadas as primeiras lentes descartáveis. Passaram-se depois oito anos até a introdução das lentes de contato descartáveis diárias, ou “lentes diárias”, em 1996.

Lentes de contato de silicone hidrogel

Atualmente existem as lentes de silicone hidrogel, que proporcionam maior conforto e podem ser usadas durante períodos mais longos em comparação com as suas antecessoras.

Lentes de contato coloridas

Alguma vez você desejou que os seus olhos fossem de uma cor diferente da sua tonalidade natural? Isso é possível (mesmo que não seja necessário corrigir a visão).

Existem lentes de contato cosméticas para intensificar ou mesmo mudar a cor dos seus olhos. No entanto, uma vez que as lentes de contato possuam finalidades médicas, deve falar com um oftalmologista antes de usar essas lentes de contato alternativas.

Seja qual for a sua finalidade do uso das lentes de contato, é imprescindível se consultar com o oftalmologista, até mesmo para receber dicas de adaptação das lentes. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

Deixe um comentário

a