A relação entre depressão e a saúde ocular
Estima-se que a depressão seja um mal que acomete mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre os brasileiros, a doença já afeta mais de 16 milhões de pessoas e segue aumentando em largas escalas, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A saúde dos olhos está estreitamente ligada à saúde do restante do nosso corpo. Logo, quando uma não está bem, naturalmente a outra também pode desenvolver problemas.
Mas, qual a relação entre depressão e a saúde ocular?
A resposta para essa pergunta você vai descobrir durante a leitura desse blog. Continue abaixo.
Depressão:
Antes de mais nada, é fundamental falarmos um pouco sobre o que é a depressão, quais as suas causas, sintomas e tratamento.
A depressão é uma doença neuropsiquiátrica séria, que pode ser recorrente e que vai muito além de apenas sentir tristeza. As pessoas depressivas têm suas vidas bastante afetadas pela doença e sentem dificuldade de realizar até mesmo atividades simples, como dormir e se alimentar, por exemplo.
Estudos apontam que a depressão pode ocorrer a partir de uma combinação de fatores genéticos, ambientais, psicológicos e até mesmo biológicos. Além disso, o transtorno mental atinge mais mulheres do que homens e é também associado a uma das causas que levam ao suicídio.
Alguns sintomas da depressão que devem ser observados e considerados são:
– Diminuição importante de energia e cansaço excessivo;
– Alterações de sono;
– Dificuldade da concentração;
– Dificuldade para manter os compromissos em ordem;
– Dificuldade de fazer planos;
– Irritabilidade excessiva;
– Dificuldade em sentir prazer em coisas que antes eram agradáveis;
– Diminuição do autocuidado;
– Dores físicas aparentemente sem causas.
Felizmente, existe tratamento eficaz para a depressão. Dependendo da gravidade de cada caso, o psiquiatra pode indicar sessões com um psicólogo e/ou uso de medicamentos antidepressivos.
A depressão pode afetar a saúde ocular? Qual a relação?
Tanto a depressão pode afetar a saúde ocular, como os problemas oculares também podem ser desencadeadores da depressão.
Conforme dito acima, o tratamento da depressão pode ser feito com o uso de antidepressivos. No entanto, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais na visão a partir de interferências no tamanho da pupila, provocar visão embaçada e tarefas simples como ler, escrever e enxergar a tela do celular se tornam bastante complicadas.
Fazendo a relação inversa, pesquisas apontam que os problemas oculares podem ser desencadeadores da depressão, principalmente em idosos, já que essa população é a mais afetada por doenças oculares, tais como glaucoma, catarata, presbiopia, degeneração macular e síndrome do olho seco. Como a visão é um dos órgãos do sentido que gera mais independência para o indivíduo, quando ela é afetada, os idosos podem sofrer com a falta dela.
Boas práticas para a saúde ocular e mental
Os cuidados com o corpo e a mente são fundamentais para uma vida saudável e não devem ser negligenciados em hipótese alguma. Pequenos hábitos como dormir pelo menos oito horas de sono por dia, ter uma alimentação balanceada e saudável, praticar atividades físicas e fazer consultas regulares com cada especialidade médica, podem trazer mais qualidade de vida e prevenir doenças.
Como você tem cuidado da sua saúde ocular?
Agende já uma consulta oftalmológica com um de nossos médicos especialistas e cuide da sua visão. Somos referência em oftalmologia no Distrito Federal e em Goiás. Clique aqui e agende a sua consulta.