Alimentos que prejudicam a saúde ocular: conheça quais são e por que evitá-los
A alimentação influencia no funcionamento de todo o nosso organismo. Quando nos alimentamos bem, estamos contribuindo para que tudo funcione adequadamente em nosso corpo. No entanto, quando nos alimentamos mal, automaticamente estamos contribuindo para o surgimento de doenças.
No blog anterior vimos alguns alimentos que fazem bem para a saúde ocular. Considerando que uma má alimentação também contribui para o surgimento de doenças oculares, trouxemos 7 alimentos que você deve estar atento ao consumo. Confira abaixo:
1- Margarina e óleos vegetais
A dupla número 1 dessa lista, sem dúvida alguma, é a que mais faz mal não só para a saúde ocular, mas também para a saúde de todo o resto do corpo. A margarina e os óleos vegetais são dois produtos que passam por uma série de processos químicos até que estejam aptos ao consumo.
A margarina é feita a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais que viram o que chamamos de gorduras trans. Por sua vez, os óleos vegetais também são prejudiciais devido ao seu alto teor de ômega-6, que em excesso é nocivo ao organismo e precursor de doenças inflamatórias, inclusive oculares. Felizmente, ambos os produtos podem ser completamente substituídos por manteiga (com origem animal), azeite ou outros óleos, como o de coco, por exemplo.
2- Alimentos ricos em gorduras trans
Você pode encontrar gorduras trans em alimentos como pipocas de micro-ondas, margarina, biscoitos recheados, sorvetes industrializados, macarrão instantâneo, massas, doces, dentre outros. A gordura trans é prejudicial à saúde ocular porque ela pode aumentar os níveis de colesterol ruim, além de prejudicar a circulação do sangue – problemas que estão intimamente ligados ao surgimento de doenças oculares, como lesões na retina e até mesmo cegueira.
3- Açúcar:
O excesso de açúcar no sangue também é extremamente prejudicial para a saúde dos olhos. Isso porque o diabetes pode estar relacionado ao desenvolvimento de doenças como retinopatia diabética, catarata, glaucoma, e edema macular. Vale lembrar que não se trata apenas do açúcar puro em si, mas também de alguns alimentos que liberam açúcar no sangue, como pães, massas e doces.
4- Cafeína:
A cafeína é um composto químico que age como um estimulante cerebral. Ela pode ser prejudicial à visão por estimular o aumento da pressão arterial e, consequentemente, o surgimento do glaucoma – doença ocular que pode levar à cegueira irreversível caracterizada por vermelhidão nos olhos, dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz, visão turva e embaçada, lacrimejamento e diminuição do campo visual.
5- Carboidratos refinados:
Macarrão, pão, arroz, sorvetes, biscoitos, tortas, massas, salgados e muitos outros. Esses alimentos são vilões não só para a saúde ocular como para todo o corpo. Além disso, os carboidratos refinados são os principais precursores da obesidade e do diabetes, doenças que causam diversos impactos sob a visão.
6- Carnes processadas:
Comidas com excesso de sal e carnes processadas podem aumentar a possibilidade de retinopatia hipertensiva e coroidopatia. Além disso, todo mundo sabe que o sal em excesso pode aumentar a pressão arterial, relacionada a diversas doenças oculares. Alguns alimentos como bacon, salsichas, frios em geral (presunto e peito de peru, por exemplo), salame e outros devem ser evitados.
7- Álcool:
Olhos vermelhos, pálpebras inchadas, alterações na visão como embaçamento, imagem dupla e perda da noção de distância ou profundidade são exemplos de como o álcool pode afetar a sua visão. Além disso, quando consumida a longo prazo, essa substância também pode prejudicar a visão periférica e dificultar a visão nítida sem o auxílio de lentes corretivas.
Como você tem cuidado da sua saúde ocular?
Agende uma consulta oftalmológica com um de nossos médicos no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.