Cirurgia de vitrectomia: saiba tudo sobre o procedimento

Cirurgia de vitrectomia: saiba tudo sobre o procedimento

Uma cirurgia oftalmológica indicada como tratamento para alguns problemas na retina é a vitrectomia. Trata-se de um procedimento que utiliza tecnologia avançada para a retirada do gel vítreo do globo ocular a partir da necessidade de cada paciente.

O humor vítreo é uma substância gelatinosa e viscosa que preenche a cavidade vítrea e se encontra no segmento posterior do olho, entre o cristalino e a retina. Além disso, o humor vítreo tem como funções dar volume ao olho, apoiar a retina e manter a sua transparência para permitir que os feixes de luz possam atravessá-la.

Quando ocorrem doenças ou problemas oculares que atingem esse gel vítreo e nele provocam alterações, como inflamações ou traumas, talvez possa surgir a necessidade de retirada do mesmo e, por isso, o médico oftalmologista pode indicar a cirurgia de vitrectomia.

Se você quer saber tudo sobre a cirurgia de vitrectomia, bem como suas indicações, procedimento e pós-operatório, continue a leitura deste blog.

Em quais casos são indicados a cirurgia de vitrectomia?

A vitrectomia pode ser indicada tanto para problemas diretamente relacionados ao humor vítreo, como também para outros problemas oculares secundários. Dois casos em que são indicados a remoção do líquido são quando ocorrem inflamações do globo ocular que afetam o vítreo e sangramentos que eventualmente podem ocorrer no globo ocular devido a traumas.

Outro ponto importante que não podemos deixar de mencionar é que quando ocorre do humor vítreo se espalhar dentro do globo ocular, podem surgir as moscas-volantes, outro problema que também pode ser tratado por vitrectomia. Por isso, o acompanhamento de um médico oftalmologista no diagnóstico precoce de problemas oculares é fundamental para a saúde do paciente.

Confira abaixo uma lista com outros problemas oculares que também podem ser tratados pela cirurgia de vitrectomia, são:

– Descolamento ou tração da retina;

– Complicações da retinopatia diabética;

– Complicações da cirurgia de catarata;

– Vitreorretinopatia proliferativa;

– Pucker macular;

– Buraco macular;

– Membrana epirretiniana;

– Crescimento exagerado de vasos sanguíneos na retina;

– Corpo estranho na cavidade vítrea após trauma ocular.

Como é realizada a cirurgia de vitrectomia?

A cirurgia de vitrectomia não é um procedimento complexo e as chances de êxito e cura do paciente são grandes. Trata-se de uma cirurgia moderna, em que o médico utiliza um aparelho capaz de remover o gel vítreo do globo ocular (o vitreófago) e substituí-lo por uma solução artificial ou até mesmo uma bolha de gás.

Para essa cirurgia, normalmente, não é necessário aplicação de anestesia geral. Apenas uma anestesia local e sedação do paciente já são suficientes. Além disso, todo o procedimento é feito de forma rápida, em alguns casos não chegando a ultrapassar 30 minutos de duração.

Como é o pós-operatório da cirurgia de vitrectomia?

Como em qualquer cirurgia, o pós-operatório do paciente requer alguns cuidados. Nos casos específicos de cirurgias na região dos olhos, pode ser que o paciente necessite de um pouco mais da ajuda de acompanhantes, tendo em vista que a região operada é a responsável pela visão.

O tempo de recuperação do paciente pode variar conforme a finalidade em que a cirurgia foi feita. Algumas indicações pós-cirúrgicas são manter uma posição adequada para a cabeça nas 2 primeiras semanas. Após a cirurgia, o paciente pode ter um aumento da sensibilidade à luz e claridade, vermelhidão nos olhos, como também a impressão de olho seco. O médico oftalmologista pode receitar para o tratamento o uso de colírio específico, assim como antibióticos e anti-inflamatórios.

Se você tem problema ocular na parte do vítreo e precisa realizar o procedimento cirúrgico, é importante que você procure um bom médico oftalmologista para acompanhar o seu caso. Por isso, agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a