Como evitar olhos vermelhos pós-praia

Você sabia que os microorganismos que ficam na água do mar e a concentração de sal podem causar irritação e até infecções nos olhos?

O próprio sol já oferece perigo, porque os raios ultravioletas podem levar à queimadura da córnea e da retina. Neste blog você terá dicas de como prevenir a saúde dos seus olhos em um dia de sol na praia, confira.

Água do mar

O sal presente na água do mar pode ser um problema, porém, geralmente, a culpa pela vermelhidão dos olhos e infecções oculares não são apenas da água salgada. As impurezas que possuem na água do mar podem causar infecções, irritação, coceira e vermelhidão no corpo, assim como nos olhos.

Raios de sol

É natural que na praia as pessoas fiquem mais expostas ao sol. Por isso, é muito importante não esquecer de usar o óculos de sol para proteger os olhos. Eles evitam a passagem dos raios de luz com comprimento de ondas superiores ao violeta, nocivos ao núcleo das células do olho humano, podendo causar diversas doenças oculares como degeneração da conjuntiva, catarata e doenças degenerativas da retina. Os óculos também agem como escudo protetor para elementos externos como areia e suas impurezas.

Não coce os olhos!

Além de aumentar a sensação de coceira, o ato de coçar os olhos leva microorganismos e impurezas aos olhos. O atrito das mãos também provoca micro-lesões na superfície ocular (área que serve como uma barreira contra a penetração de microorganismos e a ação de agentes químicos), causando a vermelhidão dos olhos e mais desconforto, fora que na praia dificilmente estamos com as mãos limpas.

Atenção com os colírios

Exceto caso seu médico tenha receitado alguma fórmula, em hipótese nenhuma faça o uso de colírio por conta própria. Procure um médico especialista que irá te recomendar o melhor medicamento para aliviar a vermelhidão e coceira.

Atenção ao passar o protetor solar

Esse produto pode causar muitos problemas caso caia nos olhos. Por isso, é preciso ter cuidado ao fazer o uso de produtos químicos irritantes, como os protetores solares. Opte  sempre por marcas que dispõem de produtos específicos para essa área do rosto: além de considerarem a pele mais sensível, eles vêm em forma de bastão (evitando acidentes na hora de espalhar).

Vento e areia

Os óculos de sol são importantes porque, além de protegerem contra os raios ultravioletas, evitam que os grãos de areia trazidos pelo vento entrem nos olhos. Além disso, a própria brisa pode causar problemas, provocando a evaporação das lágrimas e ressecamento da superfície dos olhos. 

Depois de um dia inteiro na praia, é comum os olhos ficarem  vermelhos. Porém, no dia seguinte devem estar normais. Quando a vermelhidão não passar e surgirem outros sintomas como coceira, irritação e acúmulo de secreção, o ideal é procurar um oftalmologista.

Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

Deixe um comentário

a