Como o diabetes influencia na visão

Somos o sexto país no mundo com maior incidência de pessoas com diabetes e o primeiro país da América Latina, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF). A doença atinge mais de 530 milhões de pessoas no mundo e cerca de 16 milhões de brasileiros.

O diabetes é uma enfermidade com efeitos sob todo o corpo humano, inclusive os nossos olhos. Felizmente, ela pode ser controlada com medicações e o indivíduo passa a ter uma vida normal. No entanto, quando a doença é negligenciada, ela pode causar vários problemas na visão e até mesmo levar à cegueira.

Por isso, confira neste blog, como o diabetes pode afetar a sua saúde ocular, e quais outras mazelas essa doença pode desencadear. Continue a leitura.

Diabetes e saúde ocular: entenda a relação

O diabetes é uma doença crônica, que não tem cura, provocada pelo descontrole das taxas de açúcar no sangue. O problema ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente – hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue – e o resultado disso é a hiperglicemia – que é quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados.

A saúde dos olhos pode ser extremamente prejudicada pelo diabetes. Alguns sintomas da doença na vista podem ser dor nos olhos, perda de visão central e periférica, visão noturna danificada, vista embaçada, dificuldade em distinguir cores, olhos vermelhos com frequência, dentre outros.

Além dos problemas citados, quando não controlado, o diabetes também pode causar cegueira irreversível em alguns casos. Isso porque o excesso de açúcar no sangue provoca o aumento da pressão ocular e prejudica vasos sanguíneos dos olhos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SOB), cerca de 40% dos diabéticos sofrem com efeitos colaterais na visão. Além disso, a cegueira é uma das consequências mais comuns que podem ocorrer quando a doença é negligenciada.

Doenças oculares que podem ser oriundas do diabetes

Catarata:

Doença ocular muito comum após os 50 anos, a catarata pode ser caracterizada por atingir o cristalino – lente natural dos olhos –, tornando-o opaco e dificultando a visão. A sua relação com o diabetes se dá porque ambas afetam o cristalino. Além disso, alguns estudos apontam que indivíduos com diabetes tipo 1 são mais suscetíveis a desenvolver a doença.

Glaucoma:

Doença ocular que acomete o nervo óptico, o glaucoma é causado, na maioria das vezes, pelo aumento da pressão intraocular. Considerando que o diabetes provoca exatamente o aumento da pressão nos olhos, é aí que se encontra a relação de ambas doenças. Ademais, segundo a Sociedade Americana de Diabetes, pessoas com diabetes tipo 2 são 40% mais propensas a desenvolver glaucoma do que aquelas sem a doença.

Retinopatia diabética:

Quando a glicemia está descontrolada, ela provoca alterações estruturais nos vasos sanguíneos da retina, que liberam sangue ou fluido sanguíneo para o espaço retiniano, causando o que chamamos de retinopatia diabética. A melhor forma de prevenir a doença é fazendo um controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, é fundamental que a pessoa faça o exame de fundo ocular com um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Edema Macular:

Com os vasos sanguíneos expostos ao excesso de açúcar, os vasos dos olhos acumulam fluído e incham. Esse acúmulo de líquido na mácula (área central da retina) diminui a capacidade visual e o chamamos de edema macular. O tratamento desse problema ocular pode ser feito com o uso de colírios ou fotocoagulação a laser.

O diabetes e outras doenças oftalmológicas devem ser diagnosticadas e tratadas precocemente para obter mais chances de sucesso. Por isso, agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui.

Deixe um comentário

a