Conjuntivite x uveíte: como diferenciar
A conjuntivite é uma inflamação da membrana que recobre o olho e a uveíte é uma inflamação da úvea, camada mais interna da estrutura do olho. Apesar de serem doenças oculares, elas podem ter causas diferentes e apresentar sintomas semelhantes.
Dessa forma, é importante saber como diferenciá-las para receber o tratamento adequado. A vista disso, neste blog, vamos abordar as principais diferenças entre a conjuntivite e a uveíte. Continue a leitura abaixo.
O que é uveíte?
A uveíte é uma inflamação da camada mais interna do olho, a úvea. A doença é composta pelo corpo ciliar, que produz o fluido que preenche o olho e ajuda a mantê-lo em forma; a íris, que dá cor ao olho; e a rede vascular chamada de coroide.
A uveíte pode afetar qualquer parte da úvea, mas geralmente é mais comum na parte posterior do olho, onde fica o corpo ciliar. Este problema ocular pode ser agudo (surge repentinamente) ou crônico (persiste por semanas ou meses). Dor e vermelhidão nos olhos, sensibilidade à luz, visão turva e outros problemas de visão são sintomas da doença.
O que é conjuntivite?
Conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana que recobre o branco dos olhos e as pálpebras. A conjuntiva pode ficar irritada por diversos motivos, como alergias, infecções ou irritações. Quando a conjuntiva está inflamada, ela fica vermelha e inchada.
A conjuntivite geralmente não é grave e costuma desaparecer em alguns dias sem tratamento. No entanto, algumas formas de conjuntivite podem ser contagiosas e podem causar complicações mais sérias, como uveíte (inflamação da íris) ou ceratite (inflamação da córnea).
Sintomas de uveíte e conjuntivite
As duas condições podem causar sintomas semelhantes, como vermelhidão ocular, lacrimejamento e dor nos olhos. No entanto, um fator que ajuda a diferenciar uma doença da outra é que a uveíte, além dos sintomas já mencionados, também podem causar sensibilidade à luz e visão turva. Se você suspeitar de uveíte ou conjuntivite, consulte um médico para obter um diagnóstico preciso.
Complicações relacionadas à uveíte e à conjuntivite
A uveíte e a conjuntivite também podem causar complicações mais graves, como cegueira, por exemplo.
A uveíte pode levar à cegueira devido ao dano à úvea, que pode causar edema (inchaço), hemorragia (sangramento) e fibrose (cicatrização). A uveíte também pode afetar outras partes do olho, incluindo a retina, o nervo óptico e o cristalino (lente natural do olho). Já a conjuntivite pode se espalhar para os tecidos adjacentes e causar danos à córnea, o que também pode levar à cegueira.
Tratamento da uveíte e da conjuntivite
O tratamento da uveíte e da conjuntivite depende da causa subjacente. No entanto, o objetivo do tratamento é aliviar os sintomas e evitar complicações. O tratamento da uveíte pode incluir:
– Corticosteroides: estes medicamentos podem ser administrados como gotas oculares, injeções ou comprimidos. Eles ajudam a reduzir a inflamação.
– Imunossupressores: estes medicamentos suprimem o sistema imunitário e são utilizados quando os corticosteroides não funcionam. Eles podem causar efeitos secundários graves, incluindo aumento do risco de infecções.
– Antibióticos: estes medicamentos são utilizados se houver infecção bacteriana presente.
Já o tratamento da conjuntivite pode ser feito a partir de:
– Limpeza dos olhos com soluções salinas para remover as secreções e aliviar a coceira.
– Gotas oculares lubrificantes para aliviar a secura dos olhos.
– Antibióticos tópicos ou orais se houver infecção bacteriana presente.
É importante cuidar da saúde ocular e realizar exames oftalmológicos anualmente. Por isso, agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.