Demodex folliculorum, o ácaro dos cílios: saiba o que é e como evitar

Demodex folliculorum é um ácaro que habita o couro cabeludo e as pálpebras. Ele é um parasita que se alimenta de células mortas da pele e seus excrementos podem causar irritação. O ácaro Demodex folliculorum é mais comum em pessoas com acne, eczema ou rosácea.

Os sintomas do ácaro Demodex folliculorum são coceiras, vermelhidão e inchaço nos olhos, olhos lacrimejantes, cílios frágeis e queda de cabelo. Se você apresentar esses sintomas, consulte um dermatologista para receber o tratamento adequado.

Você já ouviu falar sobre esse ácaro? Confira neste blog o que é o Demodex folliculorum, como evitar o contágio e qual o tratamento mais indicado. Continue a leitura abaixo.

O que é Demodex folliculorum?

Demodex folliculorum é um ácaro microscópico que pode ser encontrado na pele humana. Eles são comuns, particularmente nas faces das mulheres jovens. Sua presença é um dos fatores que contribuem para o envelhecimento precoce e outras questões de saúde da pele.

O Demodex folliculorum é considerado um ácaro parasita, pois sua presença na pele geralmente causa um desequilíbrio nos ácidos graxos. Eles podem ser prevenidos usando produtos antissépticos comuns, como loções e cremes. Também é recomendável tomar banhos com frequência para remover o Demodex folliculorum e prevenir seu reaparecimento.

Os sintomas dos ácaros Demodex folliculorum incluem coceira na pele, olheiras, rugas profundas e vermelhidão. Além disso, eles também podem levar a doenças da pele, como dermatite seborreica, eczema e outras condições. É importante que você veja seu dermatologista ou oftalmologista, nos casos de aparecimento nos olhos e pálpebras, para um diagnóstico adequado e tratamento.

Como evitar o contágio?

O contágio do ácaro Demodex folliculorum pode ser bastante desagradável. O pequeno ácaro pode viver nos folículos pilosos humanos e os sintomas vão desde pele desidratada até uma intensa coceira.

Felizmente, existem maneiras de prevenir o contágio do ácaro. Uma das melhores maneiras é manter sua pele limpa e diminuir o número de ácaros existentes. Isso significa lavar as áreas afetadas com um sabonete suave, se possível, de preferência com água morna. Você também deve evitar irritantes como óleos essenciais e produtos cosméticos. Além disso, certifique-se de usar produtos de cuidado com a pele específicos para tratar a condição.

A desinfecção regular das áreas afetadas também pode ajudar a prevenir o contágio do ácaro. Conforme já dito, a higiene adequada é fundamental para evitar o contágio do ácaro Demodex folliculorum. Por exemplo, pequenas atitudes como mudar de roupa de cama regularmente, lavar as mãos com frequência e evitar o compartilhamento de objetos pessoais são ações muito eficazes para evitar o contágio com o ácaro.

Além disso, é importante praticar um estilo de vida saudável para reconstruir o sistema imunológico do seu corpo e torná-lo menos suscetível a condições desagradáveis, como o contágio do Demodex folliculorum. Por fim, procure um profissional de saúde qualificado se suspeitar de um possível contágio com este ácaro, para evitar complicações graves.

Qual o tratamento para Demodex folliculorum?

O tratamento para o Demodex folliculorum geralmente envolve o uso de loções e cremes antissépticos especiais, bem como tomar banhos com frequência para impedir o recrescimento dos ácaros. Além disso, você deve tomar medidas para reduzir o estresse e manter uma saúde geral boa, pois esse é outro fator contribuinte para o aparecimento dos ácaros.

Você identificou sintomas desse problema ocular em você? Então, não negligencie a sua visão e cuide da sua saúde ocular! Você pode agendar a sua consulta oftalmológica com os melhores médicos do Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a