Dicas para manter a saúde ocular sempre em dia
A visão é um dos principais sentidos do corpo humano. Isso faz com que o cuidado com a saúde ocular seja indispensável. Porém, não é assim que as coisas acontecem e de acordo com uma pesquisa feita pelo IBOPE cerca de 34% da população brasileira nunca foi ao oftalmologista.
A maior parte das doenças da visão são silenciosas, o que torna esses dados ainda mais preocupantes. Muitas doenças oculares não manifestam sintomas até que o quadro se agrave.
O diagnóstico precoce e o tratamento da doença no momento certo só podem ser feitos através de um acompanhamento com um médico oftalmologista. Esse cuidado evita que o paciente sofra graves problemas ou até mesmo perca a visão.
A saúde ocular vai muito além das visitas regulares ao seu médico oftalmologista, você pode e deve ter alguns cuidados com a sua visão em práticas diárias.
Cuidado com a maquiagem
O acúmulo de maquiagem nos olhos pode causar uma inflamação nas pálpebras chamada de blefarite. Os restos da maquiagem calcificam dentro da pálpebra, causando desconforto, inchaço e dores. Por isso, é importante sempre antes de dormir retirar o produto lavando bem a região dos olhos e do rosto.
Mantenha uma alimentação saudável
Para manter a saúde ocular em dia faça uma alimentação balanceada, rica em nutrientes que são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão.
Use óculos de sol
Sol em excesso faz mal, pois pode provocar desde pequenas queimaduras na córnea (camada transparente que fica na frente do olho) até danos no cristalino (lente natural que nos ajuda a focalizar os objetos). Por isso, quando for sair de casa, use sempre óculos escuros com proteção UVA e UVB.
Não fume
A fumaça do cigarro piora os sintomas de olho seco. O tabaco afeta a circulação sanguínea, diminui a quantidade de antioxidantes no sangue e prejudica a visão. Além disso, o hábito de fumar está associado a um risco de aumento de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), ocasionando visão embaçada, distorção e até mesmo a perda completa da visão. Por isso, fique atento e deixe agora mesmo o cigarro de lado.
Previna a síndrome do olho seco
A doença é contraída quando passamos muitas horas em frente ao computador ou televisão, comprometendo a lubrificação dos olhos. Geralmente, piscamos de 14 a 18 vezes por minuto, mas quando estamos diante de uma tela essa quantidade diminui. Por esse motivo, os olhos ficam menos hidratados.
Isso faz com que a limpeza da sujeira e da oleosidade que se instalam na superfície ocular não ocorra da forma adequada, o que provoca irritação, além de ressecamento. Você pode prevenir essa doença fazendo o uso de lubrificantes e umidificantes, mas lembre-se sempre de consultar um médico oftalmologista antes.
Importância de se consultar com o oftalmologista
O oftalmologista é o médico indicado para avaliar a necessidade de usar óculos, colírios específicos ou a realização de cirurgia ocular. Além disso, ele realiza testes que permitem verificar a capacidade visual da pessoa e avaliar diferentes características dos olhos, a fim de identificar qualquer doença e/ou desvio.
Quando devo ir ao oftalmologista
É recomendado ir ao oftalmologista de 1 em 1 ano, no entanto, no caso de pessoas mais velhas, que tenham histórico na família de doenças oculares ou que foram diagnosticadas com alguma alteração na visão, pode ser recomendado que as consultas sejam mais frequentes.
A primeira consulta com o oftalmologista geralmente deve acontecer entre os 3 e os 4 anos de idade, que é quando as estruturas dos olhos já estão mais maduras, pois é possível avaliar os olhos com maior precisão. Porém, o cuidado com a visão do bebê já inicia desde a gestação com a mãe mantendo a saúde ocular e o seu pré-natal em dia.
Em casos de sintomas como: lacrimejamento frequente, coceira no olhos, inchaço e vermelhidão, dor de cabeça frequente, visão borrada, dificuldade para enxergar objetos de perto ou de longe, maior sensibilidade à luz ou qualquer outra dificuldade na visão, o oftalmologista deve ser procurado imediatamente.
Entretanto, é importante ressaltar que mesmo sem sintomas, é necessário um acompanhamento regular, para identificar e prevenir algumas doenças que costumam surgir na visão ao longo da vida.
Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.