Doenças oculares que podem impedir de dirigir
Quando o assunto é direção, o órgão do sentido mais importante é, sem dúvida alguma, a visão. Ao se candidatar à carteira de habilitação, são exigidos da pessoa exames psicológicos e de vista. Isso porque a maioria das informações processadas pelo nosso cérebro são transmitidas pelos olhos, ou seja, pela capacidade de enxergar, de visualizar as coisas.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1,35 milhões de pessoas morrem anualmente vítimas de acidentes de trânsito, sendo a principal causa de morte entre crianças e jovens de 05 a 29 anos. No Brasil, segundo o Ministério da Infraestrutura, estima-se que ocorra mais de 70 acidentes por hora e que isso resulte em mais de 30 óbitos por dia no país.
Naturalmente, quando a pessoa vai envelhecendo, alguns problemas de vista surgem e podem comprometer a capacidade de enxergar. Nesse caso, considerando a importância de se ter uma boa visão para assumir a direção de um veículo, hoje falaremos sobre algumas doenças oculares que podem dificultar principalmente os idosos na hora de renovar a carteira de habilitação. Continue a leitura.
#1 Catarata:
Embora algumas pessoas adquiram o problema na faixa etária dos 50 anos, a catarata é uma doença ocular mais comum em pessoas a partir dos 60 anos. Os principais sintomas que podem ser observados são: mudança frequente no grau dos óculos, perda da visão de contraste, visão de halos ao redor da luz, dificuldade de enxergar de noite ou em ambientes escuros, aumento da fotofobia causando cegueira momentânea. O único tratamento para a catarata é cirúrgico e, felizmente, o procedimento é considerado rápido e simples. Para saber mais sobre essa doença ocular acesse o nosso outro blog. (Inserir link do blog sobre catarata)
#2 Glaucoma:
O glaucoma reduz o campo visual do indivíduo e, por isso, ele pode ser bastante prejudicial para a pessoa que dirige, tendo em vista que ela pode não enxergar pessoas ou objetos que estão à sua volta. A doença tem como sintomas dor intensa no globo ocular, visão embaçada, vermelhidão e lacrimejamento, dificuldade para enxergar no escuro, aumento da pupila e da sensibilidade à luz, assim como diminuição repentina do campo de visão. A doença não tem cura, mas pode ser controlada a base de remédios.
#3 Retinopatia Diabética:
Complicação ocular causada pelo descontrole do diabetes, a retinopatia diabética pode causar perda da visão de forma rápida e até mesmo cegueira, quando não identificada precocemente. Por isso, essa doença ocular pode ser um impeditivo definitivo para quem pretende renovar ou tirar a sua carteira de habilitação.
#4 Degeneração Macular:
A degeneração macular afeta a capacidade de direção porque, assim como o glaucoma, ela também reduz o campo de visão da pessoa. O problema ocular é mais comum após os 50 anos e outros sintomas que podem ser observados são anormalidades onde linhas retas parecem onduladas, incapacidade de enxergar com pouca luz, perda total ou parcial da visão, visualização de pontos, visão distorcida ou visão embaçada, ressecamento dos olhos ou vasos sanguíneos novos e anormais.
#5 Presbiopia:
A vista cansada, ou presbiopia, pode dificultar a enxergar objetos que estejam perto, como, por exemplo, o painel do carro e até mesmo sinais de trânsito. O problema, geralmente, começa a surgir após os 40 anos e é necessário um acompanhamento médico para identificá-lo. Alguns sintomas da presbiopia são dor de cabeça, visão turva, além da dificuldade de focar em letras e objetos.
É fundamental manter as consultas regulares com o médico oftalmologista para prevenir ou obter mais sucesso no tratamento de doenças oculares. Agende já uma consulta no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.