Dor de cabeça e problema de visão

Dor de cabeça e problema de visão

A dor de cabeça pode surgir de repente ou, até mesmo, dar sinais com antecedência antes da sua chegada. Além disso, ela pode aparecer de diferentes maneiras: pode ser uma pontada forte, uma dor pulsante ou dos dois lados da cabeça. A intensidade da dor pode variar muito também, sendo apenas um incômodo ou muito mais severa. Dependendo do grau da dor, há pessoas que não conseguem nem mesmo abrir os olhos. Agora, quando há dor de cabeça de maneira constante e até mesmo permanente, pode ser que a causa dessa dor, possa estar relacionada a alguma doença ocular. Além disso, ficar exposto a alta exposição às luzes artificiais e ficar sem usar os óculos, podem ocasionar dor de cabeça.

Dor de cabeça e problema de visão: Qual é a relação?

Para que possamos enxergar as imagens de maneira nítida, as estruturas oculares precisam passar por um processo para que possam se acomodar. Neste caso, o cristalino precisa se adaptar de maneira correta para encontrar o foco adequado. As pupilas precisam abrir e fechar de acordo com a incidência da luz. Então, é preciso que toda a estrutura ocular esteja funcionando bem e de maneira adequada. Agora, quando nada disso acontece, podem aparecer alguns problemas de visão, deixando toda a nossa estrutura ocular prejudicada, além de causar muitos sintomas, como dor nos olhos, visão embaçada e vermelhidão. Além de tudo isso, pode ocasionar também doenças mais graves, como o glaucoma e a catarata. E então, é nesse momento que a dor de cabeça constante começa a aparecer, já que na maioria das vezes, ela se manifesta como um dos principais sintomas quando há algum problema na saúde ocular.

Problemas de visão que podem estar relacionados a dor de cabeça constante:

Glaucoma: O glaucoma é uma doença ocular, em um grau muito sério. Caso não seja tratada e acompanhada da maneira adequada, pode ocasionar a perda total da visão. Além disso, é uma doença ocular que pode causar a dor de cabeça constante e muito intensa. O glaucoma não é de apresentar sintomas iniciais, portanto, se a dor de cabeça acontecer de forma muito intensa, é possível que a doença já esteja em um quadro agudo.

Visão cansada: Para quem faz o uso excessivo de computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos, faz com que a visão fique um pouco mais exigente, principalmente para quem trabalha o dia inteiro com esses eletrônicos. Mas, mesmo que nessa situação, as pessoas não sofram com dores de cabeça, pode haver a manifestação de sintomas quando esses aparelhos são usados de maneira excessiva, mas do que o normal. Deste modo, é preciso que haja uma pausa, para descansar a vista por algumas horas. Evite também olhar fixamente por muito tempo para a tela e diminuir o brilho do celular ou computador, ajudando muito a não agravar ainda mais o problema.

Miopia: A miopia nada mais é do que um erro de refração, onde o paciente tem uma dificuldade para enxergar objetos distantes. E assim, quem possui a miopia, acaba fazendo um esforço maior com olhos para tentar enxergar melhor uma imagem que está longe. E por isso, pode surgir a dor de cabeça intensa e que pode acabar se transformando em uma enxaqueca. Para corrigir a miopia, é necessário fazer o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Porém, para tratar desse problema de maneira correta, é necessário se consultar com o oftalmologista, somente ele poderá descrever qual o método mais adequado para tratar esse erro de refração.

Hipermetropia: Para quem possui a hipermetropia, há uma dificuldade para enxergar os objetos com mais nitidez, mesmo que estejam próximos, já que a imagem captada pelos olhos, são formadas atrás da retina. E assim, as pessoas podem ter a capacidade de leitura afetada. Além de ocasionar sintomas como vermelhidão nos olhos e tontura, a hipermetropia também pode ocasionar dores de cabeça frequentes. Esse erro refrativo também é tratado com uso de óculos de grau ou lentes de contato. É necessário se consultar com o oftalmologista, para que ele indique o tratamento mais adequado.

Astigmatismo: Esse é um erro refrativo muito comum, e que dentre seus principais sintomas, estão a tontura e a dor de cabeça. Nessa situação, o problema se encontra no formato oval da córnea, que distorce os feixes de luz que captados pelos olhos, formando as imagens. Para essa situação, é necessário também utilizar óculos de grau.

Lesões nos olhos: A parte externa dos olhos está sempre em risco de sofrer algum tipo de lesão. Portanto, isso pode ocasionar problemas de visão, que podem ocorrer a dor de cabeça.

Catarata: A catarata é uma doença ocular muito perigosa, pois ela faz com que a visão fique esbranquiçada. Isso acontece porque a catarata provoca uma redução na transparência do cristalino, bloqueando a passagem de luz. Além disso, essa é uma doença ocular que pode ocasionar a dor de cabeça, levando até mesmo ao nível de enxaquecas. Para este caso, o tratamento mais adequado e eficaz, é a cirurgia de correção, que irá substituir o cristalino, por uma lente artificial.

Como resolver e tratar?

Caso você esteja sofrendo com dores constante de cabeça ou até mesmo um incômodo ocular, procure urgentemente um médico oftalmologista, somente ele lhe dará um diagnóstico completo e correto, prescrevendo o tratamento mais adequado, de acordo com a situação. Além disso, o oftalmologista vai avaliar se a dor de cabeça que você está sentindo, esteja relacionada a algum problema de visão ou não, somente ele vai poder tirar essa dúvida. No entanto, caso a dor de cabeça não tenha nenhuma relação com algum problema ocular existente, o ideal é procurar um outro médico profissional, que esteja de acordo com a sua especialidade. Mas, mesmo assim, é muito importante se consultar com o oftalmologista regularmente, para que ele possa fazer exames oftalmológicos e averiguar como anda sua situação. Muitos problemas oculares, podem acontecer de maneira silenciosa, sem apresentar nenhum sintoma em estágio inicial.

Deixe um comentário

a