Menopausa e saúde ocular

Menopausa e a saúde ocular

A menopausa é o nome dado m última menstruação, que acontece em mulheres entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade ao longo dos anos. A maioria das mulheres que passam por esse período relatam alguns dos seguintes sintomas: ondas de calor e sudorese noturna, secura vaginal, alteração no padrão do sono, diminuição da libido, sintomas depressivos e até mesmo problemas que afetam a saúde ocular.

A Organização Mundial de Saúde aponta as alterações hormonais e o período da menopausa como as principais causas de alguns problemas oculares como olho seco, catarata e até mesmo glaucoma. A diminuição drástica de produção hormonal que acontece na menopausa implica em várias mudanças no corpo e organismo da mulher. Essas alterações mudam a composição lacrimal e também a saúde dos tecidos oculares.

Fique atenta à menopausa precoce.

Quanto mais cedo uma mulher chega ao fim de sua vida reprodutiva, maiores são as chances de ela desenvolver doenças oculares. Por isso, mulheres que passam pela menopausa antes dos 40 anos precisam ficar ainda mais atentas e acompanhar minuciosamente a sua saúde ocular.

Saúde ocular e menopausa

A menopausa é algo natural do organismo feminino que ocorre m medida em que os hormônios começam a se alterar para marcar o fim do ciclo fértil da mulher. Na menopausa pode acontecer diversas alterações no corpo como ganho de peso, perda de massa óssea e problemas na visão.

Principais problemas de visão na menopausa:

Catarata

A catarata é um problema de visão que pode ser acelerado com a menopausa, é caracterizada por uma lesão ocular que atinge o cristalino, fazendo com que ele fique opaco. A circulação de estrógeno é interrompida na menopausa, o que pode causar lesões nas camadas do cristalino. As lesões evoluem progressivamente, desenvolvendo a catarata nos olhos e, além disso, a doença está entre as principais causas de cegueira no país.

Glaucoma

O glaucoma é uma doença progressiva que pode levar m cegueira irreversível. Essa doença possui vários tipos e em todos eles o nervo que liga o olho ao cérebro encontra-se danificado, geralmente devido m alta pressão ocular. As alterações hormonais oriundas da menopausa podem aumentar a pressão intraocular da mulher. Com a pressão intraocular elevada o risco de desenvolvimento do glaucoma é muito grande.

Síndrome do olho seco

A produção lacrimal diminui durante a menopausa, deixando os olhos mais secos e irritados levando m síndrome do olho seco.

Alguns dos sintomas da síndrome do olho seco são: visão turva, sensibilidade m luz, coceira, queimação e vermelhidão. O uso de colírios receitados por oftalmologistas pode ajudar a umedecer os olhos.

A reposição hormonal pode ser uma boa alternativa para evitar o agravamento das complicações oculares. Entretanto, o acompanhamento com um médico especialista é fundamental em qualquer fase da vida, principalmente na menopausa.

Manter um estilo de vida mais saudável, com alimentação equilibrada e atividades físicas, também se torna essencial durante a menopausa. Além disso, não se esqueça de manter as consultas e os exames oftalmológicos sempre em dia. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.

 

Deixe um comentário

a