Mitos e verdades sobre a deficiência visual

Mitos e verdades sobre a deficiência visual

A visão é considerada um dos sentidos mais importantes para os seres humanos. Ela é responsável por cerca de 80% dos estímulos ao cérebro e sem ela tarefas simples do dia a dia se tornam uma verdadeira missão, como atravessar a rua, tirar a barba, combinar roupas, dentre outras.

Além da cegueira congênita, que é quando a pessoa já nasce com deficiência visual, existem muitos fatores externos que podem levar o indivíduo a perda da visão, tais como lesões graves na região dos olhos, doenças como catarata, glaucoma, retinopatia diabética, doenças da retina e até mesmo o avanço da idade, que provoca um problema ocular chamada degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

No Brasil, cerca de 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, aproximadamente 6,5 milhões de pessoas apresentam deficiência visual severa, sendo que, 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões apresentam grande dificuldade para enxergar (3,2%).

No tocante à perspectiva mundial, estima-se que a cegueira afeta 39 milhões de pessoas em todo o mundo e que pelo menos 246 milhões sofram de perda moderada ou severa da visão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como se já não bastassem esses números tão elevados, uma pesquisa realizada pelo Grupo de Especialistas em Perda da Visão (VLEG) da Universidade de São Paulo (USP) revela que a população mundial com cegueira ou algum tipo de deficiência visual deve dobrar até 2050. Dessa forma, em 30 anos, o número de cegos ou com problemas moderados, ou severos na visão pode chegar a cerca de 535 milhões de pessoas.

Considerando que a deficiência visual é permeada por mitos e verdades, convém esclarecermos, neste blog, algumas questões mais comentadas acerca desse assunto pela população. Continue a leitura.

 Mito ou verdade:

 

Pessoas cegas estão sempre na “escuridão total”, sem ver absolutamente nada?

MITO. Conforme vimos na introdução deste texto, existem níveis de cegueira onde a pessoa pode enxergar parcialmente as coisas. Além disso, muitas pessoas consideradas cegas ainda conseguem distinguir sombras, ver formas, contornos ou diferenciar entre claro e escuro.

 

Pessoas com deficiência visual têm uma percepção mais aguçada para identificar o outro pela voz?

MITO. Só porque a pessoa não tem o estímulo da visão não significa que ela desenvolverá uma super audição. O que ocorre em muitos casos de cegueira, é que o indivíduo apenas estará com sua atenção mais voltada aos estímulos sonoros, o que é perfeitamente normal, tendo em vista que a pessoa precisa se apoiar em outro órgão do sentido para perceber o que o rodeia.

 

Olhar para o sol causa cegueira?

VERDADE. Sabemos que o excesso de exposição à luz solar pode ser muito prejudicial não só a saúde ocular, mas também a todo o nosso organismo devido aos raios ultravioletas. Por isso, caso fique muito exposto e com frequência olhando para o sol, você pode lesionar a retina de maneira irreversível.

 

O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no mundo?

VERDADE. O glaucoma é uma doença ocular grave que quando não tratada pode levar à cegueira irreversível. Por ser uma doença silenciosa, ou seja, que quase não apresenta sintomas, muitas vezes o diagnóstico só acontece quando a doença já está avançada.

 

Pessoas cegas não podem usar a maior parte da tecnologia?

MITO. Pelo contrário, a tecnologia pode ser uma grande aliada das pessoas cegas. Com os aparelhos e aplicativos adaptados, elas podem usufruir de computadores, telefones celulares e outros dispositivos para aumentar sua independência e tornar o mundo mais acessível.

A cegueira é um problema sério que merece atenção. Por isso, agende uma consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a