O perigo de coçar os olhos
Você sabia que o ato de coçar os olhos é um perigo para a visão? Esse hábito pode ser bastante prejudicial e até ocasionar a deformação da córnea ou o descolamento da retina. A coceira nos olhos pode ter várias causas, desde processos alérgicos até síndrome do olho seco. Se for persistente, é necessário procurar um especialista para avaliar, diagnosticar e tratar a causa.
Principais causas de coceira nos olhos
Conjuntivite
É uma inflamação do olho que normalmente acontece quando algum vírus, bactéria ou fungo causa irritação nos olhos, afetando a conjuntiva, uma película fina e transparente que recobre o globo ocular.
Vermelhidão, coceira, inchaço e sensação de areia nos olhos são alguns sinais e sintomas que podem indicar conjuntivite.
Terçol
É uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas e sudoríparas, localizadas nas pálpebras. A lesão, arredondada em forma de nódulo, aparece na borda da pálpebra, perto dos cílios. Além da coceira no olho, esse problema também provoca ardência, inchaço e vermelhidão no local.
Síndrome do Olho Seco
É uma doença que faz com que a produção de lágrimas seja reduzida, provocando desconforto, distúrbios visuais e instabilidade do filme lacrimal, com dano potencial à superfície ocular em seus portadores. Quando isso acontece, os tecidos oculares se irritam facilmente com agentes externos e o atrito com as pálpebras causa a coceira.
Visão cansada
Forçar a visão resulta em um grande esforço dos olhos, que acabam reduzindo o número de piscadas, fazendo com que fiquem menos lubrificados, desidratando os seus tecidos e ocasionando coceira nos olhos.
Lesões na córnea
O ato de coçar os olhos pode deixar a córnea deformada, um problema que pode se tornar permanente. É comum a associação de coceira nos olhos ao desenvolvimento de uma doença chamada ceratocone.
A córnea, uma camada fina e transparente que recobre o globo ocular, faz o papel de lente fixa sobre a íris (área colorida dos olhos). Dessa forma, é projetada a luz sobre a retina por meio da pupila, permitindo que a pessoa consiga enxergar com clareza. Alterações na transparência da córnea ou em sua curvatura podem comprometer a visão.
No ceratocone há uma redução progressiva da espessura central da córnea. Esse defeito impede que ocorra a projeção de imagens nítidas na retina. Coçar os olhos de maneira excessiva pode desencadear a doença e até mesmo aumentar a velocidade da sua progressão, para quem já apresenta predisposição à doença.
Principais riscos da coceira do olhos
Levar as mãos aos olhos para coçá-los, geralmente é um ato espontâneo e involuntário assim que o incômodo se manifesta. Pode ser irresistível fazer isso, mas é de extrema importância de policiar para não agravar a situação.
Ao coçar os olhos com as mãos sujas, por exemplo, acabamos levando para eles mais partículas e, em alguns casos, microrganismos patogênicos. Assim, os olhos coçam ainda mais, podendo manifestar complicações desencadeadas por bactérias e vírus, como inflamações e infecções.
Como os olhos são sensíveis, microtraumas podem ocasionar descolamento ou sangramentos na retina, podendo causar a perda total da visão.
A coceira no olho pode ser aliviada assertivamente e segura, dependendo do que está causando o problema. Para isso, é preciso se consultar com um oftalmologista. Agende uma consulta no Centro Clínico Imagem agora mesmo clicando aqui.