Quais são as causas da uveíte?

Uveíte é o nome dado para qualquer inflamação que ocorre dentro do globo ocular. As infecções podem comprometer a úvea ou uma de suas partes – íris, corpo ciliar e coroide – e, em alguns casos, também pode atingir a retina e o nervo óptico.

Neste blog, você aprende sobre a classificação, as causas, os sintomas, como é feito o diagnóstico e qual o tratamento para esse problema ocular. Continue a leitura.

Tipos de uveíte

A uveíte pode ser classificada de quatro formas: anterior, posterior, intermediária e difusa.

– Uveíte anterior: é a forma mais comum da inflamação. Seus sintomas podem ser sentidos de seis a oito semanas. Esse tipo de uveíte afeta a parte dianteira do olho e em alguns casos as inflamações podem ser crônicas.

– Uveíte posterior: se desenvolve lentamente na parte de trás do globo ocular e os seus sintomas podem ser sentidos por muitos anos.

– Uveíte intermediária: as inflamações podem durar semanas ou até mesmo anos. A região média do olho é a área afetada, e esse tipo da doença também pode ser chamada de parsplanite.

– Uveíte difusa: também chamada de panuveíte, é quando a inflamação atinge todas as camadas da úvea.

Causas da uveíte:

A uveíte pode ser causada por várias doenças, que podem ser oculares ou não. Alguns exemplos são doenças inflamatórias – especialmente as autoimunes, doenças do intestino, esclerose múltipla e sarcoidose –, doenças infecciosas – como tuberculose, sífilis, herpes, Zika, dengue, chikungunya e toxoplasmose – e tumores – que podem ter origem ou não no globo ocular.

Além das situações apresentadas, também é muito comum casos de uveíte aparentemente sem causas definidas. Por isso, também podemos considerar a doença como autoimune/inflamatória.

Sintomas de uveíte

Olhos avermelhados, dor, sensibilidade à luz, visão turva e embaçada, pequenos pontos escuros que se movimentam e lacrimejamento são os principais sintomas de uveíte. Em casos mais graves da doença também pode ocorrer perda da acuidade visual.

Como é feito o diagnóstico de uveíte

Os casos de uveítes podem ser diagnosticados pelo médico oftalmologista a partir de exames de fundo de olho, mapeamento da retina e vários outros testes de laboratórios para identificar doenças associadas. Radiografias, tomografias e ressonâncias também podem ser solicitadas para avaliar alguns casos.

Tratamento para uveíte

A uveíte tem cura, na maioria dos casos; entretanto, para aqueles originados de doenças autoimunes não existe cura, mas podem ser controlados com medicação de modo que a pessoa viva uma vida perfeitamente normal.

O tratamento de uveíte deve ser feito conforme a doença relacionada que esteja causando a inflamação. Por exemplo: se a pessoa está com uveíte devido a doenças infecciosas, ela deve fazer o tratamento da infecção que está causando a uveíte.  Após o tratamento, é necessário que a pessoa faça exames de rotina a cada 6 meses ou 1 ano, visando acompanhar a saúde dos olhos.

Algumas recomendações importantes:

– Ao primeiro sintoma de infecção ocular, procure um médico oftalmologista, pois o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento;

– Não tome remédios ou use colírios por conta própria, pois apenas o oftalmologista consegue indicar a medicação correta para cada caso;

– Não use lentes de contato quando estiver com suspeita de infeção, pois podem agravar os quadros;

– Faça consultas oftalmológicas com frequência, pois são fundamentais para manter a boa saúde ocular e ajudam a identificar doenças em estágios iniciais.

Agende a sua consulta oftalmológica no Centro Clínico Imagem clicando aqui. Somos referência em oftalmologia em todo o Distrito Federal e no Estado de Goiás.

Deixe um comentário

a